Governo do Estado do Rio de Janeiro
 


Observatório de Turismo  


A Secretaria de Turismo do Estado do Rio de Janeiro, através da Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro - TurisRio, ciente da necessidade de se criar números que possam refletir o movimento do Turismo em todo Estado do Rio de janeiro, resolveu à partir de março de 2011, ativar o “ Observatório de Turismo”.

A criação do Observatório de Turismo tem por finalidade recolher dados sobre a atividade turística: como o tempo gasto pelo visitante, o perfil do mesmo, o grau de satisfação e a região mais procurada. Trabalhando, primeiramente, com números regionais e depois os transformando em estadual. Pesquisas junto à hotelaria, aeroportos, rodoviárias, portos turísticos e atrativos turísticos, são realizadas, para que se obtenham números confiáveis. O mais importante, é que o “Observatório de Turismo”, servirá para a atualização do Banco de Dados do setor do turismo.

Trata-se de um instrumento decisivo para as políticas de turismo em todas as regiões do estado, considerando-se fundamental, a produção de dados sobre a oferta e a demanda turística, que vai resultar, em um melhor entendimento da cadeia produtiva do turismo.
 

Anuário Estatístico do Turismo do Estado do Rio de Janeiro de 2012

Anuário Estatístico do Turismo do Estado do Rio de Janeiro de 2013

Anuário Estatístico do Turismo do Estado do Rio de Janeiro de 2014

 


Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados