Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Notícia  
Museu da Maré celebra título de destino turístico prioritário do Rio com feijoada e concerto
18/12/2014 - 17h39


No sábado (20/12), Cláudio Magnavita, Secretário de Estado de Turismo do Rio de Janeiro; Angelo Oswaldo, Presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC) e representantes de entidades do trade turístico nacional - como a Associação Brasileira das Agências de Viagem (Abav), Associação Brasileira da Indústriade Hotéis (ABIH), Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (ABRAJET), além de agentes e operadoras, estarão reunidos no Museu da Maré para participar da entrega e afixação da placa referente ao título de destino turístico prioritário do Estado do Rio de Janeiro concedido pelo Conselho Estadual de Turismo (CET) à instituição.

Para Cláudio Magnavita, Secretário deTurismo, esse reconhecimento pelo CET, valoriza a importância do equipamento e promove sua inserção no setor do turismo. “O museu da Maré é um equipamento importante para a percepção mundial da vida e do aspecto cotidiano da comunidade”, ressalta o Secretário.

O presidente do Ibram, Angelo Oswaldo, acredita que o museu sintetiza muito bem aquilo que entendemos por museologia social, por ser um equipamento concebido com inteira participação dos moradores das comunidades, que cuidaram para que todas as narrativas ali apresentadas fossem muito bem alinhavadas.

Programação

A partir do meio-dia será servida uma feijoada para os convidados e lançado o folder turístico desenvolvido especialmente para o museu. Além disso, a programação conta com a apresentação do Concerto de Violoncelos e Contrabaixos da Ação Social pela Música do Brasil, orquestra formada por jovens de comunidades pacificadas do município.

Durante o evento também será lançada a publicação do IbramMuseus e Turismo – estratégias de cooperação, que se debruça nas relações entre museus e turismo, com o objetivo de orientar os setores para o gerenciamento dos espaços museológicos com foco na recepção do turista, além do estabelecimento de estratégias conjuntas de promoção dos museus e do turismo cultural.

Permanência

O encontro deste sábado marca a resolução temporária de impasse relacionado ao pedido de desapropriação dos galpões ocupados pela instituição, cuja data final seria 9 de dezembro.

Com a intervenção da Setur-RJ, os proprietários aceitaram o pedido de prorrogação do prazo, até 10 de março de 2015, dando assim tempo hábil para que sejam estudadas medidas jurídicas para a manutenção do museu onde se encontra.

Considerado referência internacional para a museologia social, por lidar com o registro, preservação e divulgação da história das comunidades da Maré, o museu mantém uma exposição permanente, além de desenvolver atividades lúdico-educativas, oficinas e outras ações em torno da memória social.

O Museu da Maré fica na Rua Guilherme Maciel, nº 26, próximo à Avenida Brasil, e funciona de terça a sexta-feira, das 9h às 18h, por meio de agendamento. Na internet, o endereço é http://museudamare.org.br/.




Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados