Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Notícia  
Rota Cervejeira do Rio de Janeiro é destaque em Festival Internacional de Cerveja
27/11/2014 - 16h31


Lançada recentemente a Rota Cervejeira do Rio de Janeiro foi o grande destaque do Mondial de La Biere que aconteceu no Terreirão do Samba dos dias 20 a 24 de novembro. Cláudio Magnavita, Secretário de Estado de Turismo acompanhou de perto o evento e o sucesso das cervejas da serra fluminense. O projeto que tem o apoio da Setur-RJ, une inicialmente cervejarias das cidades de Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu, Guapimirim e Santa Maria Madalena, e tem como objetivo proporcionar aos visitantes uma imersão na cultura da cerveja, na gastronomia, misturado ao rico cenário de montanhas, cachoeiras cristalinas, parques naturais e tantos outros atrativos turísticos da região.

Para Alexandre Zubaran, idealizador do projeto, o potencial turístico dos municípios participantes da Rota Cervejeira é o fator determinante para o sucesso, visto que, o casamento entre os atrativos naturais com a indústria cervejeira torna o Rio de Janeiro um estado capaz de competir com outros destinos. “Estamos inserindo mais um produto na prateleira do Rio de extrema competitividade, capaz de beneficiar o setor turístico da serra, gerando empregos, renda e melhorando a qualidade de vida das pessoas”, ressaltou.

Durante o bate papo com o público, Zubaran destacou também que junto com o projeto vem a criação de eventos, passeios, cursos, e em um segundo momento, um grande festival internacional de cervejas na região, unindo gastronomia, turismo, boa música, e claro, a promoção dos destinos onde as cervejarias estão instaladas. Além disso, frisou sobre a criação de um estatuto que determina as diretrizes da associação, onde o peso e o poder de voto de grandes fabricantes e microcervejarias tem o mesmo valor.

O Brasil ocupa atualmente a terceira posição do ranking como produtor e consumidor de cerveja no mundo e o setor representa 12% da indústria nacional e 2% do PIB do país. Hoje, no estado do Rio de Janeiro cerca de 350.000 empregos diretos e indiretos estão ligados à produção de cerveja.

Para buscar maiores informações sobre a Rota Cervejeira do Rio de Janeiro e das cervejarias participantes (Barão Bier, Bohemia, Brasil Kirin, Cidade Imperial, Otten Brau, Petrópolis, Ranz Bier e Sankt Gallen), basta acessar o site www.rotacervejeirarj.com.br.




Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados