Primeira edição do Carnavália-Sambacon ressalta a importância do Carnaval
01/08/2014 - 14h43

O Secretário de Estado de Turismo do Rio de Janeiro, Cláudio Magnavita, participou ontem, 31/07, representando o Governador Luiz Fernando Pezão, da solenidade de abertura da Carnavália-Sambacon no Centro de Convenções SulAmérica, na Cidade Nova. Na ocasião, Magnavita recebeu apoio da platéia ao comentar o vexame da festa de abertura da Copa do Mundo quando foram importados artistas do outro lado do mundo para montar o espetáculo.

Magnavita solicitou ao Subsecretário Municipal de Turismo, Philippe Campello, que fosse o porta voz de um pedido ao prefeito Eduardo Paes para que a abertura e o encerramento das Olimpíadas fosse realizada por um pool de carnavalescos. Segundo o Secretário o carnaval do Rio de Janeiro é conhecido internacionalmente como o maior show da Terra.

- Nós temos as pessoas mais conceituadas na montagem, criação e organização de grandes festas. Tanto assim que o carnaval é considerado o maior espetáculo do Rio de Janeiro, atraindo milhares de visitantes. São esses profissionais que precisam apresentar o nosso Estado para o mundo porque Rio de Janeiro é Brasil, Rio de Janeiro é carnaval, Brasil é carnaval.

Segundo estatísticas da Riotur – Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro cerca de 918 mil turistas desembarcam na cidade para prestigiar o carnaval. Desse total, 98% saem muito satisfeitos. O evento gera, durante os 4 dias de realização, R$ 1 bilhão.

O Carnavália-Sambacon se estende até o dia 2 de agosto e é o maior evento de negócios do segmento de carnaval já realizado no Brasil. O evento, que acontece no Centro de Convenções SulAmérica, reúne mais de 50 expositores da indústria, comércio e serviços ligados ao carnaval. Além de participantes cariocas, a feira conta com representantes de São Paulo, Rio Grande do Sul e Salvador.

O município de Piraí, localizado na região turística do Vale do Café, também está presente no evento, já que a cidade é conceituada por ter o mais tranqüilo e animado carnaval do interior. Durante o período carnavalesco cerca de 50 mil foliões enchem as ruas da cidade, participando dos blocos e dos bailes realizados em praça pública. O Prefeito de Piraí, Luiz Antonio da Silva Neves, ressaltou a relevância do Carnavália-Sambacon.

- Fizemos questão que Piraí estivesse presente neste evento que prestigia o carnaval, um evento de suma importância para a geração de empregos e de renda. Nosso município tem tradição de carnaval do interior do Estado e tem um trabalho ativo na política de desenvolvimento. O Carnavália-Sambacon reúne esses dois vértices: o entretenimento aliado ao desenvolvimento econômico.

O Carnavália é uma feira de empreendedorismo e negócios de carnaval onde fornecedores e compradores poderão negociar diretamente. Já o Sambacon é um evento paralelo que tem como objetivo realizar o maior encontro de sambista do país. Dele constam palestras, mesas redondas e workshops.