Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Notícia  
Ministério do Turismo e Setur-RJ divulgam números da Copa
24/06/2014 - 12h25


Graças à visibilidade garantida pela Copa do Mundo, o Ministério do Turismo acredita que o número de turistas estrangeiros pode crescer 10% após o fim do torneio. Em coletiva de imprensa realizada no Centro Aberto de Mídia do Rio de Janeiro, o ministro do Turismo, Vinicius Lages, compartilhou com os jornalistas as principais projeções do setor sobre o Mundial. Estima-se que 3,7 milhões de turistas movimentem R$ 6,7 bilhões de reais no país e mobilizem cerca de 200 mil trabalhadores temporários durante o evento.

A coletiva contou também com a participação do secretário de Estado de Turismo do Rio de Janeiro, Claudio Magnavita; o ministro da Secretaria de Aviação Civil (SAC), Moreira Franco; o diretor-presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Marcelo Guaranys; o presidente da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), Gustavo do Vale. Também foi abordado o funcionamento dos aeroportos durante o Mundial.

Os bons resultados do setor já foram verificados na Copa das Confederações, em 2013, quando mais de 70% dos visitantes estrangeiros entrevistados afirmaram a intenção de voltar ao país este ano, para o Mundial. Os maiores gastos no país serão feitos pelos turistas estrangeiros que em média, devem assistir quatro jogos e a projeção é que gastem R$ 5.500 durante sua estada no país. O número de visitantes foi calculado com base nas vendas de ingressos até a primeira semana de abril.

A Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro estima que cerca de 150 mil latino-americanos passem no Rio apenas na primeira semana de jogos o que representa mais de 70% do total de turistas estrangeiros. “A previsão é de que pelo menos 500 mil latinos passem pelo Estado do Rio até o final da Copa”, disse Magnavita. O secretário resaltou também que os visitantes não se limitam apenas à capital “Quem estava no Rio pôde ver um grande número na rodoviária, partindo para Búzios e Petrópolis. É uma massa que descobriu o interior fluminense”.

De acordo com o ministro do Turismo, “esses primeiros dias de Copa mostram que o Brasil é um povo hospitaleiro”. Aos poucos, o que se vê, é o mundo se apropriar do Brasil. Os argentinos tomaram Copacabana. Posto 6 da orla de Copacabana é chamado de Vila Sarajevo pelos bósnios. Chilenos acampados em Cuiabá já afirmam que se sentem em casa. Vinte mil mexicanos estão em Fortaleza.




Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados