Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Notícia  
Cidades do Vale do Café se preparam para o VII Circuito de Outono - Café, Cachaça e Chorinho
09/04/2010 - 10h48


Com a chegada do outono, as cidades históricas do Vale do Café já se preparam para participar do VII Circuito de Outono - Café, Cachaça e Chorinho, evento que vai reunir o melhor da música, da gastronomia e da história da região, no Sul Fluminense. A novidade este ano é que pela primeira vez o circuito será realizado em dois finais de semana, entre os dias de 16 e 25 de abril.

O evento, realizado pelos empresários do Vale do Café em parceria com o Sebrae/RJ e apoio da Secretaria Estadual de Turismo, Esporte e Lazer, através da TurisRio (Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro), já conta com a participação de nove cidades do Vale do Café e cerca de 600 estabelecimentos. Há atrações gratuitas e pagas, todas com a temática do evento, como shows de chorinho, degustações de bebidas e petiscos, palestras, oficinas temáticas de gastronomia e visitas aos famosos alambiques da região.

Na programação musical, os destaques são os músicos Leo Gandelman e Victor Biglione, que farão shows gratuitos na Praça de Ipiabas, em Barra do Piraí, nos dias 20 e 23, respectivamente. Em Barra Mansa, haverá feijoada em fazendas históricas, oficinas de gastronomia abertas à população e grupos itinerantes de chorinho. Também haverá oficina gratuita com o barista George Gepp.

A visita ao alambique da cachaça Magnífica, na Fazenda do Anil, em Miguel Pereira, é outro destaque do circuito. Os visitantes poderão conhecer todo o processo de fabricação do produto, desde a plantação da cana até o envelhecimento. Após o passeio, haverá degustação da cachaça.

Em Vassouras, estão previstos workshops de caipirinha e de Raku, ritual da cerâmica japonesa em que são feitas as peças da cerimônia do chá. No município de Valença, os hotéis e fazendas históricas estão preparando cafés coloniais com chorinho.

Paty de Alferes é outro município com intensa programação. A Aldeia de Arcozelo – antiga fazenda do século XVIII, por exemplo, vai abrigar exposições e espetáculos de choro, além de promover degustações. A Pousada Vale do Sereno, também em Paty de Alferes, vai realizar uma feijoada especial para o evento. Outro destaque são os circuitos históricos, em que o visitante poderá conhecer o riquíssimo patrimônio cultural da região, que tem sua história ligada ao Ciclo do Café do século XIX.

Segundo a presidente do Conselho de Turismo da Região do Ciclo do Café (Conciclo) e coordenadora do evento, Ana Lúcia Furtado, cerca de 20 mil visitantes são esperados na região nos dois finais de semana. “Este ano ampliamos o período do evento para possibilitar a circulação e participação de visitantes e moradores por todas as cidades do circuito”, diz Ana Lúcia Furtado.

Dos 13 municípios do Vale do Café, nove já confirmaram a participação no VII Circuito de Outono - Café, Cachaça e Chorinho: Barra do Piraí, Barra Mansa, Mendes, Paulo de Frontin, Vassouras, Valença, Piraí, Paty de Alferes e Miguel Pereira. O Circuito de Outono acontece desde 2004 e tem renovado a cultura e o turismo do Vale do Café. Mais informações sobre o circuito podem ser conferidas no site www.cafecachacaechorinho.com ou no e-mail contato@cafecachacaechorinho.com




Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados