Secretaria de Estado de Turismo participa de seminário sobre Turismo e Entretenimento no Rio
06/05/2022 - 13h41

Encontro teve objetivo de debater ações do setor de turismo, com foco no entretenimento, visando a busca por alternativas para os roteiros turísticos tradicionais

A Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) e a TurisRio participaram, nesta quinta-feira (5/5), do Seminário Turismo e Entretenimento promovido pela Associação Comercial do Rio de Janeiro, com o objetivo de debater ações do setor de turismo, com foco no entretenimento, visando a busca por alternativas para os roteiros turísticos tradicionais.

A Setur-RJ mostrou o trabalho que tem feito para alavancar o turismo como protagonista da retomada econômica, seus resultados e iniciativas futuras previstas. Entre as ações apresentadas, estão o projeto “O Rio Continua Lindo. E Perto!”, que promoveu e reforçou a marca do estado do Rio de Janeiro junto aos mercados potenciais na emissão de turistas. A iniciativa realizou exposições em shoppings de oito cidades, reuniu cerca de 10 mil visitantes, mil agentes de viagens e operadores de turismo, além de 7,5 mil pessoas, durante as apresentações do cantor Diogo Nogueira, que aconteceram nos roadshows.

O Verão #tônoRio, desenvolvido para fomentar a atividade turística na capital e nos municípios litorâneos do estado, durante o verão, reuniu milhares de pessoas em uma estrutura fixa na Praia de Copacabana e em espaços itinerantes que percorreram outros 10 municípios, onde o público podia apreciar shows musicais, artesanato local, além da possibilidade de uma foto instagramável no estande.

Os fóruns regionais, que reúnem lideranças públicas estaduais e municipais, foi outro ponto destacado como objetivo de debater a retomada das atividades turísticas e o potencial turístico dos municípios fluminenses. Sete encontros já foram realizados em regiões turísticas distintas e outros cinco já estão programados até o final do ano.

O secretário de estado de Turismo, Sávio Neves, considera fundamental a união do poder público com a iniciativa privada para retomada da economia.

“Este evento, aqui, na casa do empresário, é emblemático, porque mostra essa integração do poder público com a iniciativa privada. A atividade do turismo é feita pela iniciativa privada, cabe ao estado criar um bom ambiente de negócio para essa atividade florescer. Então hoje aqui estão sendo discutidos os principais assuntos, gargalos e demais questões relacionadas ao setor, para que isso aconteça”, enfatizou Neves.

O seminário foi dividido em painéis que destacavam a vocação do Rio para o entretenimento e o Carnaval como atividade para os 365 dias do ano.

O segmento de Bares e Restaurantes levou números do setor, mostrando que o segmento foi o que mais empregou, gerando mais de 12,1 mil postos de trabalho, o equivalente a 6% do total de vagas criadas no Estado (178.097).

Sobre o Carnaval, foi dito que o Rio foi responsável por 1/3 da movimentação financeira das atividades turísticas relacionadas ao evento, em 2020. São Paulo e Bahia, juntos, representaram 1/3 também. Minas Gerais, Pernambuco, Ceará e demais estados foram responsáveis pelo 1/3 final e também que arrecadação de ISS de turismo é 23,8%maior no carnaval.

Em outra apresentação, a indústria do Carnaval foi enfatizada pela organização, geração de emprego e renda, inclusão social, como meio para qualificação profissional, entre outras funções.