Região das Agulhas Negras recebe Fórum Regional do Turismo Fluminense
28/04/2022 - 18h03

Evento contou com a participação de entes estaduais, municipais e trade turístico. Os municípios da região tiveram a oportunidade de divulgar sua cultura, artesanato e atrativos turísticos

A Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) e a Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro (TurisRio) realizaram, na quarta-feira (27/4), o Fórum Regional do Turismo Fluminense – Edição Agulhas Negras. O evento reuniu lideranças públicas estaduais e municipais e a iniciativa privada das cidades de Itatiaia, Resende, Quatis e Porto Real, que integram a região das Agulhas Negras, além de representantes de outras regiões do estado. Este é o sexto encontro realizado com o objetivo de debater a retomada das atividades turísticas e o potencial turístico dos municípios fluminenses. Vale do Café, Costa do Sol, Costa Verde, Serra Verde Imperial, Baixada Verde são as regiões que já receberam o Fórum. O evento é uma das iniciativas do programa ‘Turismo RJ + Perto’, comandado pela Setur-RJ, que visa a integração e a união de esforços para o desenvolvimento do turismo na retomada das atividades, alinhadas ao avanço da vacinação, e no pós-pandemia, e aconteceu no Catre Convenções, em Penedo, Itatiaia.

Na primeira parte do Fórum, durante a manhã, foi realizada a assinatura dos Termos de Cooperação com as Prefeituras da região das Agulhas Negras com o Programa de Artesanato Estadual e prestadas homenagens aos representantes e lideranças do segmento dos municípios, além de palestras e mesas de debates. O secretário de estado de Turismo, Sávio Neves, reforçou o empenho da secretaria em auxiliar e apoiar todos os municípios e a vocação da região para o turismo.

"Agulhas Negras tem turismo por vocação e este seminário traz à discussão investimentos em infraestrutura e apoio à hospedagem e hotelaria. O governo está empenhado em criar um bom ambiente para que floresçam os negócios", afirmou Neves.

Sávio destacou ainda a sinalização turística como uma demanda unânime dos municípios da região, que já está em prática.

"Esse pleito está começando aqui pela região das Agulhas Negras, nas estradas e em pontos estratégicos. Serão cerca de 4 mil placas espalhadas em todo o estado.", concluiu o secretário.

Em sua apresentação, Sávio Neves informou também que a secretaria prevê realizar, ainda este ano, 38 iniciativas para promoção e divulgação do turismo no estado e fora dele. Algumas com participação ativa e, em outras, em cooperação ou parceria.

Para o prefeito de Itatiaia, Irineu Nogueira, a região tem grande potencial turístico e precisa investir na atividade para gerar emprego e renda.

"Nossa região é rica demais, nossa geografia é muito bonita, mas temos que preparar a casa para receber os turistas, para que eles venham e indiquem as pessoas para virem. Agora, é trabalhar muito para atrair, cada vez mais, turistas para cá, trazendo desenvolvimento econômico e renda.", avaliou o prefeito.

A programação do Fórum contou com palestras, mesas e painéis que abordaram assuntos relevantes para o setor. Além disso, a ação também contou com apresentações culturais dos municípios e uma área para apresentação da gastronomia, artesanato e cultura regional.

Representando os expositores, Flávio Marques, que estava no estande de uma cervejaria, explicou que a intenção de participar de eventos como esses vai além de expor a marca. "A ideia é fortalecer a cerveja artesanal como atração turística, além das outras potencialidades existentes na região.", afirmou.

Fórum regional completará as 12 regiões turísticas até o fim do ano

Outras cinco edições estão programadas para este ano:

- Águas do Noroeste, em Itaperuna - Caminho da Mata, em Rio Bonito - Caminhos Coloniais, em Areal - Costa Doce, em Campos dos Goytacazes - Caminhos da Serra, em Santa Maria Madalena