Setur-RJ apresenta agenda de promoção turística para representantes das cidades do interior
13/02/2020 - 17h39

O secretário de Estado de Turismo, Otavio Leite, apresentou na quarta-feira (12), a agenda de promoção turística do Estado do Rio de Janeiro em feiras e eventos nacionais e internacionais. O encontro reuniu prefeitos, secretários de Turismo e representantes do segmento das cidades do interior, e das principais regiões turísticas que compõem o Estado, no auditório do Palácio Guanabara, sede do governo estadual.

Na ocasião, o secretário mostrou os resultados da participação em feiras de promoção em 2019 e as ações futuras nos maiores eventos do setor em 2020. Durante a apresentação, Otavio falou ainda sobre a efetiva campanha publicitária, veiculada nos principais meios de comunicação, que vem mostrando resultados positivos como, por exemplo, a média de ocupação hoteleira, que em 2019 cresceu 20% em relação a 2018.

"Acabamos de criar o Núcleo de Inteligência na Captação de Eventos (NICE), que abrange representações de diversos segmentos: acadêmicos, científicos, desportivos, inovação, turismo social, entre outros, para abrir as possibilidades e facilitações de atração desses grandes eventos. Isso gera renda e amplia as atividades econômicas do Estado", contou Otavio Leite.

Philipe Campelo, Diretor do Rio Convention & Visitors Bureau, alerta que o Rio de Janeiro teve no ano passado 322 congressos e encontros na cidade que movimentaram mais de R$ 4,5 bilhões.

“É muito importante dar atenção a esses eventos. A Setur-RJ marcou um golaço com o lançamento do NICE, integrando os setores privado e público, isso vai ajudar muito o trade. Em 2017, foram 268 eventos. Já em 2018, foram 288. No ano passado, com a ajuda da Secretaria, passamos para 322 eventos”, disse Campelo.

Para o prefeito de Magé, Rafael Tubarão, o município que integra a região turística da Baixada Verde, teve a visibilidade das belezas naturais, históricas e atrativos por meio da promoção dentro e fora do país.

“Quero agradecer ao secretário por ter dado a oportunidade de divulgar além do Rio de Janeiro e das cidades mais tradicionais, também os municípios do interior. E de ter levado Magé para o exterior. A Setur pode contar com a nossa participação em qualquer evento do turismo porque nos representa de forma exemplar”, disse o prefeito em sua fala.

A secretária de Turismo de Paraty, Maria Leontina da Costa ressaltou que a cidade da região da Costa Verde é a única da América Latina considerada Sítio misto da Unesco pela sua cultura e biodiversidade.

“Isso é muito significativo e por essa razão convido a todos para nos visitar. Ao Secretário Otavio Leite, quero dizer que Paraty está ao lado da Setur-RJ para trabalharmos juntos em prol de um turismo cada vez mais qualificado”, finalizou a secretária.