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Plano Estratégico do Turismo da Baixada Verde é concluído
22/02/2018 - 14h31


Trabalho é importante para o desenvolvimento do turismo na região

Traçar metas e objetivos, usando os recursos disponíveis de forma eficiente. Seguindo essa premissa a Secretaria de Estado de Turismo e o Sebrae-RJ acertaram uma parceria e elaboraram o Plano Estratégico do Turismo da Baixada Verde. O trabalho, lançado esta manhã no auditório da Abav-RJ, contou, ainda, com a participação do empresariado e do Fórum Regional de Turismo da Baixada Verde, e será fundamental para o desenvolvimento da atividade turística da região.

Nilo Sergio Felix, secretário de estado de Turismo do Rio de Janeiro, explica que o Planejamento Estratégico da Região Turística da Baixada Verde definiu cinco eixos estratégicos e 61 ações.

- Estamos trabalhando para colocar a Baixada no ranking das regiões turísticas mais visitadas do Estado. Após a constatação de que a região metropolitana do Rio de Janeiro mantém 36,27% de seu território verde conservado, e que um terço dessa área, ou seja, cerca de 11%, está na Baixada, resolvemos, de comum acordo com os secretários de Turismo desses municípios, alterar o nome de Baixada Fluminense para Baixada Verde. Essa denominação gera mais visibilidade para posicionar o local no cenário do turismo estadual de forma renovada, uma vez que lá são encontrados parques, reservas ambientais e estações ecológicas com forte potencial turístico.

O Secretário cita, ainda, outros pontos positivos para o desenvolvimento do segmento turístico na região.

- A Baixada Verde fica localizada no faixa central das regiões Costa Verde e Serra Verde Imperial, criando um importante corredor rico em Mata Atlântica. Além disso, a região é cortada por importantes rodovias e há proximidade entre seus municípios. A boa infraestrutura hoteleira e o grande número de agências de turismo aptas a dar suporte aos viajantes também são fundamentais para o desenvolvimento da atividade.

O processo de planejamento de uma região turística aumenta as chances de reconhecimento, já que o trabalho tem como objetivos reconhecer problemas futuros, identificar maneiras de explorar as oportunidades de mercado, agilizar decisões e facilitar a criação de mecanismos de avaliação. O estudo, que demorou cerca de dois meses, foi realizado nos dez municípios que compõem a Baixada Verde: Belford Roxo, Duque de Caxias, Japeri, Magé, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu, Queimados, São João de Meriti e Seropédica.

Comte Bittencourt, deputado estadual e vice-presidente da Comissão de Turismo da Alerj destacou o trabalho incansável da Setur-RJ para todas as regiões turísticas do Estado.

- A Secretaria de Estado de Turismo está conseguindo trabalhar com escassos recursos em prol do turismo do Estado, sabedora da importância da atividade como importante geradora de recursos e empregos.

Para a conclusão do trabalho foram realizadas várias etapas como oficinas de planejamento estratégico. Entre os temas destacados durante esses encontros estão o percentual de território verde (turismo de natureza, rural e de aventura), hospitalidade, espaços gastronômicos, eventos, circuito entre regiões e patrimônio histórico. Também foram assuntos de debate o despertar da população para a importância do turismo e a criação de plataformas digitais.

Evandro Peçanha, diretor de Desenvolvimento do Sebrae-RJ, destacou o grande potencial que a Baixada tem para fomentar e o quanto o trabalho entregue irá contribuir.

- Estamos entregando um trabalho detalhado, abrangente, um dos melhores planos estratégicos em que o Sebrae-RJ já esteve envolvido. Agora o trabalho é para a frente, pois serão necessárias políticas públicas e capacitação para que seja dado prosseguimento ao desenvolvimento do turismo na região.

Participaram ainda da cerimônia do lançamento Teresa Cristina Fritsch, presidente da Abav-RJ; Paulo Senise, presidente da TurisRio; Deputado Comte Bittencourt, vice presidente da Comissão de Turismo da Alerj e Evandro Peçanha, diretor de Desenvolvimento do Sebrae-RJ. Ao final do evento todos os secretários de turismo das cidades da Baixada receberam um exemplar do Plano Estratégico, um mapa com as diretrizes e um CD. Foi distribuído, também, um folheto turístico da Baixada Verde que poderá ser usado em feiras e eventos direcionados ao segmento turístico.




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