Baixada fluminense organiza calendário regional de eventos
21/06/2017 - 15h31

Fortalecer o turismo através de eventos e festas típicas. Essa foi uma das ideias sugeridas, ao longo do dia, durante o Fórum Regional de Fortalecimento do Turismo do Estado do Rio de Janeiro, realizado na Baixada Fluminense. O evento, organizado pela Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro/ TurisRio, aconteceu nesta quarta-feira (21), em Duque de Caxias e reuniu representantes de oito dos dez municípios da região.

Durante o Fórum foi sugerida a criação de um calendário de eventos da Baixada Fluminense. Nele vão constar as festas típicas de cada um dos municípios, como, por exemplo, a festa da amora, em Seropédica, e a do caranguejo, em Magé. O objetivo é atrair mais turistas para a região.

O evento, que reuniu mais de 140 pessoas, contou com a presença do secretário de estado de Turismo do Rio de Janeiro, Nilo Sergio Felix, que lembrou que essa é uma pasta muito ampla e que além de tudo, ainda gera emprego e renda.

- Hoje no interior fluminense, temos 38 mil quartos e apenas o turismo gera mais de 65 mil empregos. Por isso temos que valorizar essa atividade e perceber a importância dela para os municípios.

O objetivo do Fórum é mostrar aos gestores do turismo do interior os projetos que estão sendo desenvolvidos pela secretaria estadual e auxiliar as cidades com suas demandas. O prefeito de Duque de Caxias, Washington Reis, agradeceu a presença da Setur/TurisRio e parabenizou o Secretário pela iniciativa de visitar as regiões turísticas do Estado.

- Essa ação desenvolvida pelo secretário Nilo Sergio é muito importante. Estamos muito felizes em realizar o Fórum em nossa cidade.

O evento foi dividido em duas partes. Na primeira, foram realizadas apresentações da Setur-RJ/TurisRio, sítio Jonosake, Programa de Artesanato, Detro e Comissão de Turismo da Alerj. Em seguida, os representantes do turismo da Baixada receberam o Manual de Apoio Técnico aos Secretários e Dirigentes de Turismo do Estado do Rio de Janeiro e foram convidados a participar do estágio de familiarização, que permite aos gestores do interior de vivenciarem um dia de trabalho na sede da Setur. Ao final do evento, o corpo técnico da Secretaria Estadual de Turismo tirou dúvidas, esclareceu projetos e deu sugestões sobre ações em prol do turismo da baixada fluminense.