Gestores do turismo fluminense vivenciam um dia na Setur-RJ
08/06/2017 - 16h51

Onze municípios do Estado já participaram do estágio de familiarização

Representantes das secretarias municipais de Turismo dos 92 municípios do Rio de Janeiro estão sendo convidados pela Secretaria de Estado de Turismo para participar do “Estágio de Familiarização”. O projeto, que teve início em maio, tem como objetivo consolidar um intercâmbio dinâmico entre a Setur-RJ/TurisRio e os gestores da atividade no interior.

Esta semana dirigentes de Teresópolis, Carmo e Sumidouro estiveram na sede estadual onde, ao logo do dia, visitaram os diversos setores e receberam informações sobre os projetos e ações que são desenvolvidas na área de cada diretoria. Wesley Vieira Muniz, secretário de Cultura de Carmo, agradeceu a recepção e reforçou que as informações passadas serão muito importantes para o desenvolvimento do trabalho no seu município.

- O apoio oferecido pela Setur para fomento do turismo em Carmo nos motivou mais ainda a elaborar projetos e ações que valorizem os atrativos da nossa cidade. Já temos muitos planos e com o valioso contato que tivemos hoje, com os técnicos da secretaria estadual, mais ideias começam a surgir.

Segundo Cesar Werneck, diretor de Planejamento e Projetos da TurisRio, o Estágio de Familiarização é um auxílio para que os gestores do turismo do interior possam adquirir conhecimentos. Além disso, é uma oportunidade para tirar dúvidas sobre o Manual de Apoio Técnico aos Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo, que está sendo distribuído durante os Fóruns Regionais de Fortalecimento do Turismo.

- Já estivemos em cinco regiões turísticas do Estado. Os secretários desses municípios já receberam a publicação que produzimos com o objetivo de ser um instrumento para apoiar estudos, a organização e a estruturação do setor turístico. O estágio de familiarização permite uma importante troca de informações, fundamental para o alinhamento de ações em prol do turismo do nosso Estado.

O estágio é dividido em etapas. No período matutino, os visitantes conversam com os responsáveis e equipes da diretoria de Planejamento, Marketing e Operações. À tarde, conversam com os profissionais ligados aos projetos em andamento, assessoria de comunicação e programa de artesanato. Ao final os profissionais receberam das mãos do Secretário e da sua diretoria, um certificado. Guapimirim, cidade localizada na região turística da Serra Verde Imperial, já agendou para o próximo dia 22 a sua vinda à Setur-RJ/TurisRio.