Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Notícia  
Turismo assume gestão do programa de artesanato fluminense
12/07/2016 - 11h39


Item indispensável a qualquer turista, o artesanato local é um produto de grande importância dentro do setor turístico, além de poderoso gerador de recursos e desenvolvimento regional. Atento a esta realidade, o Governo do Estado do Rio tem investido na organização do segmento e no cadastramento dos profissionais ligados à atividade. No início deste mês, a Secretaria de Estado de Turismo passou a administrar tais ações, de acordo com Decreto n° 45.681/2016. O Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro já percorreu 25 municípios, onde foram cadastrados mais de três mil artesãos.

A ação tem como objetivo reconhecer o artesanato como atividade econômica, com foco voltado para ações voltadas para o empreendedorismo. A coordenadora do programa, Nea Mariozz, comemorou a transferência para a gestão da secretaria, e ressaltou a importância do artesanato andar junto ao turismo estadual.

- A Setur sempre foi nossa parceira, por ser um segmento que se identifica com a atividade. Daremos continuidade às nossas ações e esperamos desenvolvê-las ainda mais na nova pasta.

Outro objetivo do programa é mapear os artesãos de todo estado realizando um censo de cadastramento para então oferecer benefícios como capacitação, divulgação e comercialização.

- O turismo está presente em 52 itens da economia e o artesanato surge como uma importante ferramenta de manutenção financeira para milhares de famílias no país. A vinda do Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro para a Secretaria de Turismo potencializa nossas ações e a apresentação das peculiaridades do interior do estado do Rio em feiras e eventos promovidos por nós pelo Brasil e no exterior - conta o secretário de estado de Turismo, Nilo Sergio Felix.




Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados