Fórum Regional de Fortalecimento do Turismo chega à região de Agulhas Negras
29/04/2016 - 15h01

Evento reúne representantes de Itatiaia, Resende, Porto Real e Quatis

O segundo dos doze Seminários Regionais de Fortalecimento do Turismo do Estado do Rio de Janeiro, planejados para cada uma das regiões turísticas fluminenses, foi realizado nesta sexta-feira (29/04), em Resende. Na ocasião, as cerca de 70 pessoas que estiveram presentes, puderam conhecer os projetos já realizados da Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro/ TurisRio, e as novas ações já programadas para o incremento da atividade, além de participar de discussões sobre o planejamento do turismo na região.

O objetivo da Setur-RJ, responsável pela organização dos encontros, é ampliar a sintonia entre os setores público e privado para o desenvolvimento de projetos e ações de potencialização do turismo. Segundo Nilo Sergio Felix, secretário de estado de Turismo, esse entrosamento e proximidade são essenciais para o desenvolvimento da atividade turística.

- No ano passado percorremos todo o Estado e podemos fazer uma análise detalhada da atividade turística em cada município. Agora voltamos a essas cidades, apresentando os projetos já concluídos, ações previstas e algumas ainda em andamento.

Durante o evento foram discutidos vários assuntos, entre eles, melhorias para a região e a importância do setor para a economia do país. Para o prefeito de Resende, José Rechuan, o Rio de Janeiro poderia depender menos do petróleo, se o brasil investisse mais em turismo.

- Temos plenas condições de ter essa atividade como um dos principais motores econômicos do nosso estado. Este interesse do Estado em acompanhar e oferecer este tipo de evento nos faz refletir e redobrar energia em desenvolver o setor.

Entre as ações apresentadas pelos diretores da Setur-RJ/TurisRio, para fortalecer o setor no interior fluminense, estavam Sinalização de Valorização do Turismo, regionalização, cidades Maravilhosas e Rio+3, entre outros. Na segunda parte do evento os empresários e representantes dos municípios da região puderam expor suas opiniões, sugestões e apresentar projetos.

Estiveram presentes, além do Prefeito de Resende, Antônio Leão, Secretário de Turismo de Resende; Ana Paula Rechuan, Deputada Estadual; Antônio Carlos Teixeira, Presidente do COMTUR-Resende; Nilda Ratinetz, Presidente da Associação de Hotéis de Resende e Marcelos Jimenez, Presidente da CONRETUR- Agulhas Negras entre outras autoridades.