Região das Agulhas Negras recebe Seminário de Turismo
25/03/2015 - 16h26

A Região das Agulhas Negras vai sediar amanhã, dia 26/03, quinta-feira, o segundo Seminário Regional de Turismo do Estado do Rio de Janeiro. Com a proposta de criar uma interação entre o setor público e privado sobre os projetos e ações que estão sendo desenvolvidas para o turismo nos municípios do interior do Estado, o evento acontecerá no Hotel da Cachoeira, em Itatiaia, das 10 às 14h30, e reunirá gestores públicos do turismo e representantes do trade local.

Na ocasião serão apresentados projetos da Setur-RJ e TurisRio para os próximos 4 anos e identificados quais problemas impedem o desenvolvimento do setor privado e o que fazer para ajudar. Para Nilo Sergio Felix, secretário de Turismo do Estado do Rio de Janeiro, os seminários são fundamentais para criar ações integradas e fortalecer o fluxo de turistas dessas localidades. O primeiro seminário, realizado na Região da Costa Verde, contou com a participação de mais de 120 pessoas que lotaram o auditório.

- A grande presença de gestores do turismo no primeiro seminário que realizamos nos deu a certeza que esse é o caminho. É uma oportunidade ímpar de alinhar as ações, discutir projetos, apresentar sugestões e tirar dúvidas. Estamos investindo para o desenvolvimento de uma das atividades econômicas que mais geram emprego e renda para os municípios - ressalta Nilo Sergio Felix.

A Região das Agulhas Negras, representada pelas cidades de Itatiaia, Resende, Porto Real e Quatis apresenta uma combinação de vegetação exuberante, cachoeiras e recantos paradisíacos. Itatiaia tem no Parque Nacional uma das suas grandes atrações. Resende possui importância histórica em função do ciclo do café. A importância turística de Porto Real está atrelada à tradição da cultura italiana que fizeram do local a 1º colônia italiana do Brasil. Já Quatis, oferece aos visitantes diversos hotéis-fazenda, cachoeiras e a possibilidade da prática de turismo rural.

Até agosto serão promovidos mais dez seminários que contemplarão as regiões do Vale do Café, Serra Verde Imperial, Metropolitana, Costa do Sol, Caminhos da Mata, Caminhos Coloniais, Costa Doce, Caminhos da Serra, Águas do Noroeste e Baixada Fluminense.