Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Notícia  
Palácio Guanabara abrirá para visitação duas vezes por mês
02/03/2015 - 16h58


Na véspera do aniversário de 450 anos do Rio de Janeiro, o Palácio Guanabara, em Laranjeiras, um dos patrimônios culturais da cidade, abriu suas portas para cariocas e turistas pela segunda vez, na manhã deste sábado (28/2). Três grupos de 25 pessoas, cada, puderam conhecer o interior e o jardim do prédio histórico por meio de uma visita guiada gratuita realizada em três horários diferentes: às 9h, às 10h e às 11h. Devido à grande procura, a partir de março, os tours guiados serão realizados duas vezes por mês, de 15 em 15 dias, nos três turnos pela manhã. As visitas ao palácio, construído em 1853, começaram em janeiro e até o momento 125 pessoas já participaram.

Durante o passeio de uma hora de duração, o público pôde conhecer o Salão Nobre, onde a princesa Isabel, uma das ilustres moradoras do palácio, recebia convidados em jantares e saraus culturais, e a sala onde foi descoberto, em 2011, um calçamento tipo “pé de moleque” centenário.

Os grupos também visitaram o jardim do palácio, que foi idealizado pelo paisagista francês Paul Villon, no início do século XX. No local, os visitantes apreciaram o chafariz de Netuno, pequeno lago com a estátua do deus da mitologia romana que foi desenvolvida pela Fundição Val d’Osne, além das famosas palmeiras imperiais e árvores frutíferas exóticas, como mangueira, caqui-preto, pêssego-da-Índia e olho-de-dragão.

A visita guiada terminou na Capela de Santa Terezinha, construída a pedido de Carmela Dutra, esposa de Eurico Gaspar Dutra, último presidente da República a viver no local, na década de 40. Durante o passeio, os visitantes assistiram à apresentação do grupo de jovens do projeto Ação Social pela Música do Brasil, que conta com o apoio do RIOSOLIDARIO, e beneficia moradores de comunidades pacificadas.

Para a paisagista da Secretaria da Casa Civil e coordenadora da iniciativa, Ula de Andrade Vidal, a grande demanda de visitações ao Palácio Guanabara demonstra o interesse do público em conhecer um pouco da história do Rio.

– A história do prédio é muito rica. No passado, a população podia acessar o jardim do Palácio, mas não havia passeios guiados e os visitantes iam embora sem saber detalhes culturais, paisagísticos e históricos do local. Agora, o público pode não só conhecer o Palácio Guanabara, como também receber informações importantes sobre esse patrimônio histórico da cidade – explicou a paisagista.

O projeto do Governo do Estado conta com a participação de seis estudantes do curso de Turismo e Hotelaria do Senac RJ, que foram treinados para fornecer explicações e informações sobre a história do local. De acordo com o coordenador do curso, o historiador William Pimenta, a iniciativa estimula a visitação cultural entre os moradores do Rio.

– No ano em que o Rio de Janeiro completa 450 anos, as pessoas querem absorver mais informações e curiosidades a respeito da cidade. O Palácio Guanabara tem grande potencial turístico e o aumento de visitantes é um reflexo de que as pessoas aprovam a iniciativa – afirmou William Pimenta.

Programa de família

O analista de sistemas Vinícius Meyer, de 32 anos, trouxe a mulher e suas filhas – Sophia, de 4 anos, e Maria Antônia, de 2 anos,– para fazer o passeio turístico pelo Palácio. Segundo o morador de Jacarepaguá, o tour ajuda a despertar o interesse das pessoas pelas riquezas culturais da cidade.

É uma ótima oportunidade para os moradores do Rio conhecerem de perto a sede do Governo do Estado e entrar em contato direto com todo o passado histórico desse prédio. Trago sempre minhas filhas nesse tipo de visitação para aguçar a curiosidade delas. Elas adoram. Quando disse que viríamos ao Palácio Guanabara, minha filha mais velha fez questão de vir vestida de Branca de Neve – disse Vinícius.

Morador de Laranjeiras há 40 anos, o casal Armando Kohler, de 82 anos, e Miriam Kholer, de 80 anos, teve a chance de entrar nos salões de Palácio pela primeira vez.

– É um patrimônio cultural fantástico. Essa iniciativa permite que as pessoas venham até aqui observar os cômodos e as peças históricas que integram o palácio. Fiquei feliz de ter essa oportunidade – comemorou Armando.

Para Miriam, o jardim foi o ponto alto da visitação.

– É muito prazeroso contemplar esse jardim belíssimo, com chafarizes e esculturas maravilhosas. É um passeio agradável e enriquecedor, que todos os moradores do Rio deveriam fazer – disse Miriam.

Serviço

Interessados em visitar o Palácio Guanabara devem enviar um e-mail para visitaguiada@casacivil.rj.gov.br, com nome completo, cópia do documento de identidade com foto e telefone para contato.

Fonte: Subsecretaria de Comunicação Social http://www.rj.gov.br/web/imprensa/exibeconteudo?article-id=2348136




Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados