Estado defende ampliação de turismo no interior
16/01/2015 - 13h33

A convite do secretário estadual de Turismo do Rio de Janeiro, Nilo Sérgio Félix, representantes e conselheiros da ABIH – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis -participaram de reunião realizada no Centro do Rio, onde foram debatidas e apresentadas propostas e sugestões para aprimorar a gestão do turismo no interior do estado, através de parcerias com a rede hoteleira regional.

O secretário anunciou a retomada de duas importantes ferramentas de desenvolvimento turístico; o Rio é de Vocês e o Salão de Turismo. Também foi anunciado o fortalecimento da participação do Estado do Rio de Janeiro em feiras e eventos internacionais, com objetivo de atrair cada vez mais turistas e investimentos estrangeiros para o Estado.

- É fundamental que a sociedade e também o poder público enxerguem o turismo como uma atividade capaz de transformar a realidade social, cultural e financeira de uma região. Os três pilares para a efetivação desta proposta são o aumento do fluxo de visitantes, de sua permanência e do consumo diário em produtos e serviços locais – explicou Félix.

O secretário falou sobre a criação de postos de informações turísticas em shoppings centers cariocas, a fim de promover o interior do estado aos cariocas e visitantes. Outro equipamento importante foi aquisição de uma van interativa, que vai circular pelo Estado oferecendo facilidades e serviços voltados para o desenvolvimento do setor.

Nilo Sérgio explicou aos conselheiros que conta com apoio dos órgãos federais, e anunciou que se reunirá com o ministro do Turismo no próximo dia 22. No encontro, apresentará pleitos locais, assim como assegurar a parceria com Brasília na implementação de ações e projetos no estado do Rio.

A integração com prefeituras e secretarias municipais também será prioridade para o Estado. Já no mês de fevereiro, a Secretaria Estadual de Turismo iniciará uma série de cinco seminários em diferentes regiões do estado. A proposta é reunir o trade de cada região, assim como integrantes do poder municipal, representantes da segurança pública e da sociedade civil. Os seminários também servirão como base para trocas de experiências entre profissionais de diferentes cidades.

Segundo o presidente da TurisRio, Paulo Senise, também presente no encontro, é preciso que se amplie a visão comercial na gestão pública do setor. Para Senise, é estratégico fomentar e capacitar o setor hoteleiro, com foto nos turismos doméstico, transcontinental e latino americano. Uma das metas é o fortalecimento do calendário de eventos no interior, com maciça divulgação estratégia dentro e fora do estado do Rio. Segundo o presidente, o foco de atuação da nova gestão da TurisRio será o interior, apresentando à capital, aos outros estados e também aos turistas estrangeiros o potencial dos municípios de fora do eixo metropolitano.