Desenvolvimento do turismo na Baía de Guanabara é tema de debate em Niterói
09/12/2014 - 13h29

Na próxima sexta-feira, dia 12, o Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Estado de Turismo, vai reunir pela primeira vez todos os segmentos do setor de turismo, de forma conjunta, para debater a utilização da Baía de Guanabara como palco para atividades turísticas.

O “1º Seminário sobre a Utilização Turística da Baía de Guanabara”. O evento contará com a participação de Vinicius Lages, Ministro do Turismo; de Cláudio Magnavita, Secretário de Estado de Turismo; Axel Grael, Prefeito de Niterói (em exercício); José Carlos Ferreira de Sá, Presidente da Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro (RIOTUR); Vicente Loureiro, Diretor do Grupo Executivo de Gestão Metropolitana (SEGOV); Paulo Freitas, Diretor-Presidente da Neltur; João Daniel Marques da Silva, Diretor da CCR Barcas; e Sidney Mello, Reitor da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Durante o seminário, haverá uma mesa redonda onde será discutido o potencial turístico da Baía de Guanabara e apresentado um estudo da professora Denise Vogel sobre a utilização turística do local, demonstrando que com investimentos pontuais em recuperação de atracadores e outros equipamentos a Baia já pode ser utilizada como um dos mais relevantes atrativos turísticos da região metropolitana.

Além disso, um debate com a participação de representantes da CCR Ponte e Barcas, Rio Galeão, Infraero, Cedae, Capitania dos Portos, Instituto do Meio Ambiente (INEA), Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), Comitê Baía de Guanabara e operadores vai discutir a criação do Cluster Turístico da região.

Para o Secretário de Estado de Turismo, Cláudio Magnavita, "a ordenação dos serviços turísticos e até o ordenamento das estruturas pré-existentes contribuirão para acelerar o processo de recuperação da Baia". Magnavita acrescentou que no mundo as grandes cidades utilizam as suas baías como palco para o desenvolvimento turístico, que deve ocorrer em paralelo com os investimentos na despoluição, visto que, o desenvolvimento do turismo nessas regiões acelera este processo.

Vicente Loureiro, Diretor do Grupo Executivo de Gestão Metropolitana da Secretaria de Governo , frisou que a proposta de realizar um seminário para discutir a utilização do potencial turístico da Baia da Guanabara é fundamental, uma vez que, existe uma importante conexão com a governança da Região Metropolitana, que tem na baia um dos seus mais valiosos ativos.

Os Clusters Turísticos vêm se revelando modelos bem sucedidos de interatividade e sinergia entre atores econômicos que atuam direta ou indiretamente no importante setor do turismo, com atividades realizadas em um espaço geográfico previamente delineado, a partir de um conjunto de atrativos com destacado diferencial turístico, dotado de equipamentos e serviços de qualidade, com excelência gerencial.

Ao final do evento, o Ministério do Turismo promoverá uma solenidade em comemoração as 100 mil inscrições de alunos no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec), com a entrega de 38 certificados aos formandos dos cursos de Organização de Eventos e Agente de Informações Turísticas.

O 1º Seminário sobre a Utilização Turística da Baía de Guanabara será realizado no Teatro Popular do Caminho Niemeyer em Niterói, na Av. Jornalista Rogério Coelho Neto, s/nº - Centro, atrás do Terminal Rodoviário João Goulart, ao lado da Estação das Barcas, a partir de 8h.