Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Notícia  
Governo do Estado realiza, em parceria com a UFF, 1º Seminário de Tecnologia & Turismo
30/10/2014 - 11h59


A Secretaria de Estado de Turismo e a Faculdade de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal Fluminense vão realizar, com o apoio do Ministério do Turismo, nos dias 10 e 11 de novembro, no auditório do Núcleo de Estudos em Biomassa e Gerenciamento de Águas, localizado no Campus da Praia Vermelha, em Niterói, o 1º Seminário de Tecnologia & Turismo (Tectur). A abertura oficial do evento será realizada por Vinícius Lages, Ministro do Turismo, e por Cláudio Magnavita, Secretário de Estado de Turismo do Rio de Janeiro. O evento tem como objetivo discutir o impacto das tecnologias de informação no segmento do turismo, relacionado com a utilização de ferramentas disponíveis como internet, software, gadget, aplicativos, big data e outros, e seus desdobramentos.

O setor do turismo é o maior segmento do comércio eletrônico, representando 50% de todas as negociações online, com vendas realizadas no valor de R$ 25,2 bilhões no ano de 2013. Para Cláudio Magnavita os temas abordados durante o seminário são fundamentais para entender o funcionamento do mercado turístico na atualidade.

- A tecnologia está presente em todas as atividades realizadas diariamente por milhões de pessoas. É comum os turistas escolherem seus destinos de viagem, comprar suas passagens e fazer reservas, usando a internet. É importante ter o conhecimento dessa ferramenta para o desenvolvimento da atividade turística.

O aumento de experiências de viagens, a flexibilidade e a natureza independente do turista atual estão determinando pesquisas e permanente atualização dos conteúdos pragmáticos nos estudos do turismo. O evento está estruturado em quatro áreas temáticas cognitivas: “infraestrutura da tecnologia da informação nos destinos turísticos”; “a tecnologia móbile no turismo”; “tecnologia e gestão” e “eventos, museus e tecnologia”.

O auditório do Núcleo de Estudos em Biomassa e Gerenciamento de Águas fica localizado na Rua Professor Edmundo March, s/nº, Boa Viagem, Niterói. A entrada para participar do seminário é gratuita. Mais informações no sitewww.tectur.uff.br ou www.tectur.net . É possível também saber mais detalhes sobre o 1º Tectur no www.facebook.com/tectur.uff




Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados