Primeiro Encontro Nacional de Segurança Turística acontecerá em novembro no Rio de Janeiro
10/10/2014 - 16h52

O Rio de Janeiro será sede do primeiro Encontro Nacional de Segurança Turística que reunirá delegados titulares de Delegacias de Atendimento ao Turista (DEAT), comandantes de Batalhões de Policiamento em Áreas Turísticas (BPTUR), Secretarias Estaduais de Segurança de todo o país, além de dirigentes municipais e estaduais de turismo e responsáveis pelas áreas de segurança das redes hoteleiras. O anuncio foi feito após reunião entre José Mariano Beltrame, secretário de Estado de Segurança e Cláudio Magnavita, secretário de Estado de Turismo, que firmaram a parceria entre as Secretarias para a realização do encontro.

A cidade do Rio de Janeiro vem se tornando referência no atendimento ao turista ao passar com mérito no teste de grandes eventos, como a Rio+20, JMJ e Copa do Mundo. Para o Secretário de Estado de Segurança, José Mariano Beltrame, a promoção desse encontro é fundamental para que haja uma integração e um compartilhamento de experiências.

No encontro, que acontecerá nos dias 17 e 18, serão abordados temas como capacitação e treinamento de policiais; policiamento especial de pontos turísticos, além da troca de experiências relacionadas às ações preventivas de proteção ao visitante, seja ele nacional ou internacional. A programação também discutirá a formação dos policiais que atendem diretamente o turista.

De acordo com Cláudio Magnavita, idealizador do projeto, a valorização da segurança no governo Pezão teve um reflexo direto na imagem do Rio no exterior e no aumento do fluxo turístico para o estado. Essa também será a primeira vez que todos os titulares das delegacias e batalhões de proteção ao turista estarão reunidos num só espaço: “O tema segurança deve estar sempre na pauta de um dirigente estadual de turismo. A ideia dessa grande reunião surgiu a partir dos bons resultados obtidos com o SOS Turista, programa lançado pela Setur-RJ durante a Copa do Mundo, que promoveu a integração da secretária de Estado de Turismo com a Delegacia Especial de Atendimento ao Turista (DEAT) e do Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (BPTUR)”.

O trabalho preventivo e a segurança turística integrada serão os grandes temas desse debate nacional sobre segurança turística, segundo o comandante do Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas do (BPTUR), Tenente Coronel Joseli Cândido, que completa: “É essencial para o setor essa troca. Serão cerca de 300 pessoas de todo o Brasil, pensando, discutindo e trocando informações sobre segurança com foco no turismo”.

Para Alexandre Braga, delegado titular da primeira delegacia do Brasil especializada em atendimento ao turista, esse é um evento histórico que mostrará ao Brasil como o Estado do Rio de Janeiro vem se organizando, com foco na segurança, para a realização de mega eventos. “Também aprenderemos com outros estados, que possuem delegacias especializadas de atendimento ao turista, onde também existe um trabalho de alta qualidade que pela primeira vez será compartilhado” finaliza o delegado. A proposta do seminário já foi apresentada para Vinicius Lages, Ministro do Turismo, que apoiará o evento e estará presente na mesa de abertura. O Primeiro Encontro Nacional de Segurança Turística conta com a adesão do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo.

Informações: forumseguranca@setur.rj.gov.br