Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Notícia  
Semana comemorativa ao Dia Mundial do Turismo promove visita ao Cantagalo
06/10/2014 - 16h43


Como parte das comemorações do Dia Nacional do Turismo, a Secretaria de Estado de Turismo e o curso de turismo da Universidade Cândido Mendes visitaram a comunidade do Cantagalo, em Ipanema, Zona Sul Carioca, e puderam vivenciar o tema “Turismo e Desenvolvimento Comunitário” escolhido pela World Tourism Organization (UNWTO) para as celebrações deste ano.

Com um roteiro turístico desenvolvido pelo projeto Entenda Favela e acompanhados por Cláudio Magnavita, secretário de Estado de Turismo do Rio de Janeiro; Marcello Tessenolli, coordenador do curso de Turismo da Cândido Mendes; Daniel De Plá, coordenador do projeto Entenda Favela e de João Pinto, funcionário mais antigo da Universidade Cândido Mendes e ex lider comunitário do Cantagalo, cerca de 20 estudantes participaram de um tour de experiência pela comunidade e puderam, a partir do perfil do novo turista - mais tecnológico e que busca cada vez mais interagir com as culturas locais - avaliar o que se espera do futuro profissional da área.

“Turismo é sobretudo experiência e é por isso que estamos aqui. A importância da área acadêmica, principalmente na formação de profissionais, é incontestável. É preciso incluir a qualidade dos serviços nos diferenciais do destino nessa hora que estamos apresentando para o mundo um novo produto Brasil” avaliou Magnavita, secretário de Estado de Turismo do Rio de Janeiro.

Ainda de acordo com o secretário, o turismo comunitário vem sendo destaque no desenvolvimento das localidades e na diminuição das desigualdades sociais. Magnavita destaca ainda que o turismo social só está sendo possível por conta do processo democrático de integração dessas áreas através da implantação das UPPs – Unidades de Polícia Pacificadora – pelo Estado, que vem trabalhando ativamente a política de segurança. “Hoje é possível entender as comunidades como celeiros de renovação cultural”, disse Magnavita.

O turismo é uma das economias que mais cresce em todo o mundo e um dos setores que mais gera emprego e renda para mulheres e jovens, além de ser a oportunidade do primeiro emprego para milhares de jovens. Em países como a China, o setor já é reconhecido como um pilar de crescimento econômico.

Na ocasião, Daniel De Plá, do Entenda Favela, também apresentou outros 15 roteiros em comunidades cariocas, entre eles Tavares Bastos, Vidigal, Babilônia, Santa Marta, Providência, Rio das Pedras e Chapéus Mangueira.




Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados