Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Notícia  
Por um turismo mais consciente
26/09/2014 - 18h36


Conscientização: essa é a palavra de ordem do Dia Mundial de Limpeza, comemorado no dia 20/09 em 125 países diferentes. No Rio de Janeiro a ação mobilizou cerca de 50 mil voluntários, que trabalharam em diferentes pontos recolhendo guimbas, cápsulas e tampinhas de garrafa que, além de sujar a praia, são responsáveis pela morte de animais marinhos.

A ação também aconteceu no interior, na Costa do Sol, na Praia das Conchas, no Peró, em Cabo Frio, e contou com a participação de mais de 120 voluntários e do secretário de Estado de Turismo do Rio de Janeiro, Cláudio Magnavita que defendeu a iniciativa de um turismo de respeito ao meio ambiente, visando uma atitude mais cidadã.

“O turismo com viés de responsabilidade é obrigatório nos dias atuais. Temos muitos casos de belezas naturais que foram destruídas por conta do turismo predatório“, ressaltou Magnavita.

De acordo com o Secretário é importante que essas ações ocorram para que o ecoturismo aconteça como um agente de conservação e não de depredação. Magnavita também citou a participação do estado no projeto do “Blue flag - Bandeira Azul”. Trata-se de um movimento internacional que concede a algumas praias o certificado que assegura a qualidade das águas e preservação de praias marítimas, fluviais, lacustres e marinas, feito pelo instituto dinamarquês Foundation for Enviromental Education.

Ao lado do secretário de turismo de Búzios, José Marcio Santos, Magnavita se juntou aos voluntários às 10h e disse ter ficado impressionado com a quantidade de microlixo encontrado.

“Em menos de dez minutos, o meu recipiente já estava lotado de tampinhas de garrafa que não são absorvidas pela natureza. Recolhi mais de 100 itens. Essa mobilização passa por um processo de cidadania. Por muito tempo utilizamos nossos mares como esgoto e agora estamos pagando um preço caríssimo por isso.”




Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados