Setur-RJ apoia plano de expansão e divulgação turística da Barra da Tijuca
03/09/2014 - 17h13

Na Copa do Mundo, o Rio de Janeiro teve média de ocupação da rede hoteleira, composta por 35 mil quartos, de 93,8%, chegando a 97,8% na final, segundo dados da Associação Brasileira da Indústira de Hotéis do Rio de Janeiro (ABIH-RJ). Para as Olimpíadas de 2016, o Rio deverá ter 15 mil novos quartos. E quase 400 desses quartos já foram entregues na última terça-feira, 2/9, na cerimônia de inauguração dos dois novos hotéis da rede Accor, um complexo que incorpora o Mercure e o Ibis, na Barra da Tijuca.

A localização dos novos hotéis fazem parte do plano de expansão e divulgação da Barra da Tijuca apresentado pela Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro, pensando, também, em desafogar a rede hoteleira da Zona Sul e do Centro da cidade.

- A Barra da Tijuca ganhará uma importância maior com a proximidade das Olimpíadas, com isso é muito importante que os investidores vejam que essa região será um polo turístico, e tenham a confiança de investir em novos empreendimentos que serão rentáveis e terão um retorno significativo, incorporando um serviço de qualidade como o da Rede Accor, além de gerar emprego, pois é muito importante que o Rio de Janeiro tenha essa renovação no setor hoteleiro – disse o secretário de Estado de Turismo, Cláudio Magnavita.

Segundo Abel Castro, diretor de desenvolvimento de novos negócios para a Accor Américas, esse empreendimento inclui a Accor em uma nova região do Rio de Janeiro, pois são os primeiro hotéis das marcas do grupo. “Os novos hotéis ibis e Mercure na Barra trazem uma oferta de quase 400 quartos, ampliando nossa presença na região. Além desses, três novos hotéis estão em fase de construção, que somarão uma oferta de aproximadamente mil quartos na Barra da Tijuca”, disse Castro.

Com os novos empreendimentos na região, Cláudio Magnavita falou sobre os projetos de divulgação da Barra da Tijuca, que pretendem tornar o bairro uma referência turística: “A secretaria de estado de Turismo, em parceria com o Rio Convention & Visitors Bureaue irá receber no próximo final de semana, o primeiro press trip de jornalistas de todo brasil que irão conhecer tecnicamente os produtos da Barra da Tijuca para começa a divulgação da região como destino turístico. O nosso objetivo e apresentar a região que receberá maior parte dos jogos das Olimpíadas e automaticamente atrair os investidores para a região.”

Os dois novos estabelecimentos somam-se a outros quatros hotéis da parceria entre a Accor e a Galwan Construtora e Incorporadora, que investiu R$ 109 milhões na construção do Mercure e do Ibis. A Accor alcançou o número de 15 hotéis na cidade e, até 2017, outros 12 devem ser inaugurados. Para as Olimpíadas de 2016, o Rio deverá ter 15 mil novos quartos. E quase 400 desses quartos já foram entregues na última terça-feira, 2/9, na cerimônia de inauguração dos dois novos hotéis da rede Accor, um complexo que incorpora o Mercure e o Ibis, na Barra da Tijuca.