Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Notícia  
Setur-RJ apóia curso técnico em Hotelaria de Colégio Estadual
29/08/2014 - 12h08


Na visita ao Colégio Estadual Infante Dom Henrique, na manhã desta quinta-feira, 28/08, em Copacabana, o secretário de Estado de Turismo, Cláudio Magnavita conheceu as instalações que reproduzem partes de um hotel, como um quarto de um estabelecimento, e que vão servir como um laboratório para os alunos do ensino médio e técnico em Hotelaria e Turismo. Para melhorar ainda mais a estrutura do local, Magnavita se propôs a buscar apoio da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro (ABIH-RJ) e outras empresas do setor.

- Sabendo da necessidade de mão de obra especializada, principalmente na hotelaria, tenho certeza que diversas empresas da área turística estarão prontas a colaborar na montagem da estrutura desse laboratório. Essas instalações são essenciais para que os alunos possam desenvolver na prática o conhecimento que adquirem durante as aulas teóricas em sala de aula, disse o Secretário.

Antes de conhecer o laboratório do colégio, Cláudio Magnavita deu uma palestra aos alunos dos três anos do curso técnico e falou da importância dos jovens estarem no ramo da hotelaria no momento em que o Rio de Janeiro passa por transformações e recebe megaeventos.

- Vocês estão no lugar certo, na hora certa, na escola certa e na carreira certa. Quem está no primeiro ano vai sair daqui surfando na onda das Olimpíadas. Não joguem fora a oportunidade que estão tendo. A escola é importantíssima, vai abrir muitas portas – disse o secretário aos alunos.

E os conselhos dados de forma descontraída por Cláudio Magnavita foram escutados com muita atenção pelos alunos, que interagiam e tiravam dúvidas com o secretário.

- A palestra foi bastante produtiva, algo que pode nos ajudar no futuro porque, além dele ter uma grande posição no governo, entende de hotelaria. O Secretário deu várias dicas sobre hotelaria. Para os estudantes dessa escola é muito importante – disse o aluno Gabriel Perrota, de 16 anos, do 1º ano.

Waldete Alcântara, professora e coordenadora do curso técnico em Hotelaria e Turismo, também elogiou a palestra do secretário:

- Foi muito motivacional. A gente fala muito isso todos os dias na sala de aula, mas o Secretário vem de fora e tem muito conhecimento. Mostrou um pouco do mercado de trabalho e incentivou mesmo os alunos. Como ele falou, independente da área que o estudante seguir, o turismo pode estar presente. E a hotelaria tem uma característica muito interessante que é a preparação para as relações interpessoais. E o Secretário colocou isso muito claro. Foi muito importante.

O curso técnico em Turismo e Hotelaria do Colégio Estadual Infante Dom Henrique teve seu início em 2008 e, hoje, conta com 90 alunos. Dentro do curso, os alunos também têm aulas de línguas estrangeiras, além do inglês e espanhol, como turco e mandarim.




Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados