Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Notícia  
Ministro do Turismo conhece atrativos do interior e do Polo Cervejeiro a convite da Setur-RJ
25/08/2014 - 11h59


Em agenda extraordinária, a convite da Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro, Vinicius Lages, Ministro do Turismo, visitou no dia 23/08, os municípios de Magé, Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo, acompanhado de Cláudio Magnavita, Secretário de Estado de Turismo.

Na primeira parada da comitiva, em Magé, o ministro visitou o marco zero da primeira ferrovia do Brasil, na Estação Guia de Pacobaíba, em Mauá, e conheceu o berço do desenvolvimento do país e o trabalho desenvolvido pelo governo municipal em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, pela preservação do local.

Impressionado por conhecer a estação que é um marco histórico do país, Vinicius Lages firmou apoio ao projeto Memorial do Trem que surgiu após uma visita de Magnavita à região no começo do mês de agosto. Trata-se da construção de um local informatizado que remonta a história da ferrovia, com revitalização da área externa e do píer para que os visitantes possam contemplar a bela paisagem da Baía de Guanabara.

No município de Petrópolis, Lages visitou o Palácio de Cristal, ponto turístico importante da cidade, e elogiou o toten da Secretaria de Estado de Turismo instalado no local. Disse, ainda, estar comprometido em buscar melhorias que possam tornar o equipamento ainda mais útil e dinâmico para dar assistência aos turistas em diversos tipos de eventos da região.

Em seguida, o Museu da Cervejaria Bohemia foi o escolhido para dar início às visitas dos locais integrantes do Polo Cervejeiro da Serra Verde Imperial. O ministro ressaltou a importância de um museu sobre a história e o processo de fabricação da cerveja que fortalece a produção artesanal no Brasil, além de segmentar públicos que já visitam a cidade devido ao rico patrimônio histórico cultural.

Cláudio Magnavita fez questão de registrar que na América do Sul não existe museu com equipamentos similares ao do museu da Cervejaria Bohemia e brincou: "Isso aqui é padrão Disney". Além disso, aproveitou a ocasião para sugerir placas indicativas em outras línguas e faixas para assinalar os degraus das escadas em cores chamativas para evitar acidentes nas dependências do local.

O Secretário enfatizou também a importância de Petrópolis ser uma Cidade Imperial e relembrou que o Brasil é o único país que teve imperador e que o município é a materialização disso, além de destacar a importância das influências italianas e alemãs no desenvolvimento do local. Magnavita lembrou a preocupação em trazer eventos para a região, como por exemplo, o Natal Imperial, que retrata a festividade sob o olhar da Família Imperial ao invés de importar Papai Noel e neve, entre outros artigos já conhecido por todos.

Chegando às instalações da cervejaria St. Gallen, no município de Teresópolis, Vinicius Lages elogiou os equipamentos e toda a estrutura do local que é um empreendimento da Cervejaria Therezópolis destinado à diversão e à experiência dos amantes da cerveja com os múltiplos estilos da bebida e as diversas formas de harmonizá-la. O espaço temático completa três anos de existência em outubro deste ano e possui diversos ambientes, como o Bistrô 1912, onde o cliente conhece o que há de mais sofisticado na relação gastronomia e cervejas especiais; e a Vila St. Gallen, na qual o visitante conhece a história, os ingredientes, os principais estilos e o processo de produção da bebida.

Na última parada, na cidade de Nova Friburgo, a comitiva participou de uma exposição realizada na Cervejaria Barão com todas as cervejas artesanais produzidas no município que tem diversos rótulos de qualidade e se destaca na produção desse tipo específico da bebida.

O Polo Cervejeiro da Serra Verde Imperial faz parte de um conjunto de ações que estão sendo apoiadas pelo MTur e Setur-RJ para incrementar a oferta turística no interior do estado, visando os Jogos Olímpicos de 2016 e, consequentemente, o crescimento do fluxo de visitantes fora da capital fluminense e terá uma verba estimada em cerca de R$ 6 milhões para ser implementado.

Vale lembrar, que o Governo do Estado sancionou no dia 3/07 deste ano a lei 6.821 que prevê a criação de um programa de incentivo à produção de cervejas e chopes artesanais no Estado do Rio de Janeiro. O objetivo é estimular a economia e desenvolver a indústria de microcervejarias - empresas cuja produção anual não ultrapasse 3 milhões de litros. O setor apresenta tendência de crescimento no estado. Para isso, a tributação a essas empresas foi reduzida de 25% para 13%.




Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados