Obras do Museu da Imagem e do Som (MIS) recebe missão do BID
08/08/2014 - 16h34

A missão do Banco Iteramericano de Desenvolvimento (BID), coordenada pela alemã Annette Bettina killmer, visitou as obras do Museu da Imagem e do Som (MIS), localizado na Av. Atlântica, em Copacabana, no último dia 07 de agosto para conferir o desenvolvimento do prédio que tem previsão de finalização em dezembro de 2014. Paralelamente às obras físicas, a equipe vem trabalhando no desenvolvimento da museografia, junto com os arquitetos, para a elaboração de um projeto vanguardista em todos os seus aspectos.

Em companhia de Cláudio Magnavita, Secretário de Estado de Turismo; Adriana Rattes, Secretária de Estado de Cultura e de Vicente Loureiro, Subsecretário de Urbanismo Regional e Metropolitano e coordenador do Prodetur RJ, a comitiva conferiu todos os sete andares, incluindo o teatro do futuro museu.

Para Cláudio Magnavita, secretário de Estado de Turismo, o museu, que será aberto ao público em junho de 2015, será uma das grandes atrações do Rio de Janeiro para as Olimpíadas. “O Museu da Imagem e do Som impactará o turismo do estado como um todo, já que de imediato haverá um aumento de, pelo menos, um dia na estadia média do turista. O MIS será um novo cartão postal para a cidade”.

Uma pesquisa apresentada durante a visita, em que foram ouvidas 2.200 pessoas entre moradores de Copacabana e turistas, apontou que cerca de 95% dos entrevistados gostariam de visitar o museu. Destes 95%, 89,1% estariam dispostos a pagar o valor da entrada. Ainda de acordo com a pesquisa, 72% dos residentes de Copacabana acreditam que o museu será importante para o Rio.

O Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) é uma iniciativa nacional do Ministério do Turismo e a execução no Rio de Janeiro é da responsabilidade do Governo Estadual, visando o desenvolvimento turístico sustentável e integrado com a melhoria da qualidade de vida da população das localidades envolvidas, aumento das receitas do setor e melhoria da capacidade de gestão do turismo em áreas de expansão e de potencial.

O Prodetur-RJ foi assinado em agosto de 2011 e é considerado um marco para o turismo do Estado do Rio de Janeiro. O acordo foi assinado pelo governador do Estado na ocasião, Sérgio Cabral, e pelo presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Luis Alberto Moreno. Sessenta por cento das verbas destinadas ao programa são provenientes do BID e, os 40% restantes, são a contrapartida do governo estadual.