Governo do Estado apoiará o voo livre como atividade turística
23/07/2014 - 10h54

Pela primeira vez, representantes do voo livre das cidades de Petrópolis, Mesquita e do Clube do Rio de Janeiro tiveram a oportunidade de se reunir com um dirigente do turismo do Estado. O encontro teve o objetivo de buscar uma valorização do voo livre de esporte de instrução, que é uma vocação natural do Estado do Rio de Janeiro, popularizada internacionalmente por produções de Hollywood.

A reunião aconteceu no dia 22/07, no gabinete do Secretário de Estado de Turismo, Cláudio Magnavita, que destacou que o aumento do interesse dos turistas que visitam o Estado do Rio de Janeiro pela atividade, motivou essa aproximação.

- Durante a Copa do Mundo a pista de São Conrado foi utilizada na sua capacidade máxima de 400 voos por dia, não atendendo a demanda, gerando uma receita de US$ 1,5 milhão. Este filão merece uma atenção especial, uma vez que o turismo de aventura é um dos segmentos que mais cresce em todo o mundo.

Ricardo Hanond, Diretor do Clube São Conrado de Voo Livre, se entusiasmou com encontro e disse que “essa integração é importante para a valorização e o reconhecimento da atividade profissional do voo livre de instrução de asa delta e parapente”.

A Secretaria de Estado de Turismo reconhece também a importância estratégica de Mesquita para a atividade do vôo livre, em virtude da sua localização geográfica. No município os voos partem do morro de Gericinó. Segundo Edson Pereira Nunes, Secretário de Esportes, Lazer e Turismo de Mesquita, está sendo construída uma estrada que promete ser uma alternativa importante para o desenvolvimento do esporte no Estado. Ele afirmou que participava da reunião confiante no desenvolvimento do aerodesporto no município de Mesquita.

Petrópolis conta com três pistas para a prática do esporte com proximidade da capital. A Secretaria de Estado de Turismo tem entrado em contato com a Prefeitura de Petrópolis, pedindo a melhoria da estrutura desses locais que têm condições únicas no mundo em termos de altitude, visual e proximidade do centro urbano. Além disso, a excepcionalidade dessas pistas permite a realização de voos longos de parapente com até três horas de duração.

A Associação de Parapentes de Petrópolis tem 80 sócios e cerca de 120 parapentes. A utilização desses equipamentos, de forma regional, triplica esse número aos finais de semana. A Setur-RJ vai defender a conquista de pistas oficiais de pouso na cidade.

O Presidente da Associação de Parapentes de Petrópolis, Pedro Henrique Nobre Rittmeyer, que participou da reunião, acompanhado por Gladson Tamer, sócio fundador, disse “que espera o reconhecimento e aporte maior por parte da cidade de Petrópolis e do Estado do Rio de Janeiro para a atividade aerodepsortiva que hoje movimenta pilotos, famílias e entusiastas”.

Paralelamente, a Setur-RJ também está oficializando a ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil , da qual o Secretário Cláudio Magnavita faz parte do Conselho Consultivo, pedindo incentivo à prática do aerodesporto no Estado do Rio de Janeiro e um pedido de Notan (Notificação Aeronáutica).