Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Notícia  
Cristo Redentor e Obelisco de Buenos Aires mudam de cor para promover a paz
11/06/2014 - 15h26


Uma ação conjunta entre o Brasil e a Argentina chamou a atenção do mundo para a América do Sul na noite de ontem, 10/06, e mostrou que a rivalidade entre os países deve ficar só dentro de campo. O Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, e o Obelisco, em Buenos Aires, receberam uma iluminação especial para mostrar a todas as nações o clima esportivo e o espírito de paz entre os dois rivais no futebol. Às vésperas da abertura da Copa do Mundo da FIFA, o monumento do Rio de Janeiro recebeu uma iluminação nas cores da bandeira argentina, azul e branca, enquanto o cartão postal argentino ficou com as cores verde e amarelo, como parte do Dia do Fair Play. O Cristo Redentor e o Obelisco ficaram com as cores dos países vizinhos entre 20h e 22h.

"O turismo é o passaporte para a paz e, da mesma forma que a Argentina é o maior emissor de turistas para o Brasil, os brasileiros são os que mais visitam cidades argentinas. Estamos demonstrando, por meio do turismo, que são dois povos amigos e grandes parceiros," afirma o secretário estadual de Turismo do Rio de Janeiro, Claudio Magnavita.

Ainda segundo ele, a Copa do Mundo será uma oportunidade para mostrarmos ao mundo que somos um continente unido, que tem a paz como estilo de vida. O evento teve apoio também da Arquidiocese do Rio de Janeiro e do reitor do Santuário do Cristo. “Apoiamos todas as ações que promovem a paz e o entendimento entre os povos”, disse D. Oreni Tempesta, cardeal do Rio de Janeiro.

“Ao iluminar o Cristo de azul e branco e o Obelisco de verde e amarelo, simultaneamente, às vésperas da abertura da Copa do Mundo, reforçamos o clima amistoso e a capacidade que os sul-americanos têm de receber seus visitantes”, destacou Vicente Neto, presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo).

Vicente Neto destacou ainda que esta iniciativa foi mais uma oportunidade de promover a América do Sul exatamente no momento que o mundo está com os olhos voltados para o continente. “Além dos 600 mil turistas estrangeiros que já estão chegando ao Brasil para a Copa, jornalistas de todo o mundo já estão espalhados pelo país, levando imagens brasileiras para todas as nações”.




Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados