Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Notícia  
Paraty, Nova Friburgo e Cabo Frio ganham Centros de Convenções
02/04/2014 - 14h54


Paraty, Nova Friburgo e Cabo Frio vão ganhar centros de convenções com capacidade para 1.500 pessoas. Os projetos foram escolhidos em concurso, promovido pelo governo do Estado, com organização do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-RJ) e os vencedores terão seus projeto construídos com os recursos do Prodetur (Programa de Desenvolvimento do Turismo) cuja a verba é gerida pela Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro. A previsão é que as obras sejam licitadas entre agosto e setembro deste ano, com custo total estimado em R$ 46,6 milhões.

A comissão julgadora, composta por arquitetos indicados pelo IAB e pela Secretaria de Obras, escolheu o escritório Estúdio 41 Arquitetura, de Curitiba, para desenvolver os projetos dos centros de Convenções de Cabo Frio e Nova Friburgo. O trabalho para o município da Costa do Sol se destacou por aproveitar o visual da lagoa. Em Nova Friburgo, o projeto impressiona pela simplicidade e beleza. O escritório Dal Pian Arquitetos Associados, de São Paulo, foi escolhido para desenvolver o projeto em Paraty e apresentou um grande volume arquitetônico vazado, que congrega os espaços e se relaciona com a paisagem.

Além de fomentar o turismo de negócios e eventos nessas regiões, já muito procuradas como destinos de lazer, o objetivo das construções é criar uma harmonia arquitetônica que fará parte do patrimônio cultural imóvel das cidades beneficiadas. Com a construção, os municípios poderão diversificar suas atuações turísticas e investir no segmento de negócios, que hoje é um dos que mais cresce no setor.




Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados