Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Notícia  
Rocinha ganha primeira operadora de turismo sustentável
28/03/2014 - 14h44


A Rocinha ganhou uma agência e operadora de turismo receptivo para desenvolver seu potencial turístico e gerar emprego e renda para moradores e empreendedores locais. Considerada a primeira operadora de turismo sustentável da favela da zona Sul, a empresa ‘Rocinha Original Tour’, cujo slogan é "conhecer a Rocinha com quem a conhece", contou com o apoio da Secretaria de Estado de Turismo que em 2011 começou a participar de reuniões com representantes do Fórum de Turismo da comunidade para auxiliá-los na concretização da ideia de desenvolver atrativos na localidade.

- A agência é importante para a área de turismo e para seus moradores porque surgiu através de um fórum onde a própria comunidade começou a se organizar e identificar as principais necessidades para atingir o turista. Esta agência e operadora funcionará com o trabalho de pessoas que conhecem a localidade e sabem tudo sobre os seus atrativos. Há demanda para isso. A visitação é muito grande aqui e o turismo é o ramo que cria maior número de empregos em menos tempo. Guias, transportadores, auxiliares, artesãos, hotéis, hostels, restaurantes da área poderão se beneficiar para que a renda fique dentro da comunidade melhorando a qualidade de vida das pessoas – destacou o secretário de estado de Turismo, Ronald Ázaro.

Entre os roteiros: feijoada na laje e caminhada em parque ecológico

Para atender a grande procura de visitantes brasileiros e estrangeiros, a agência e operadora turística pretende operar quatro roteiros turísticos, que serão vendidos para as agências de turismo espalhadas pela cidade. São eles: Turismo Panorâmico, onde serão percorridos os principais atrativos da favela; Feijoada da Rocinha, circuito gastronômico, com direito a feijoada na lage; Turismo Cultural, com passeios pelo complexo esportivo, Escola de Surf, Casa das Artes, entre outros; e Roteiro Ecológico, com inicio no ponto mais alto da comunidade, com vista para todas as praias da Zona Sul do Rio, caminhada em trilhas, Parada no Mirante 199 e parque ecológico. A empresa também vai trabalhar com roteiros personalizados.

Segundo o presidente do Fórum de Turismo da Rocinha e idealizador do projeto, Ailton Araújo Ferreira, cerca de 2 mil turistas visitam a Rocinha por dia no período de alta temporada. A agência fará parceria com empreendedores da comunidade e também pretende preparar moradores para funções na área de turismo.

- Queremos aproveitar o potencial que a Rocinha tem na questão do turismo de favela. Vamos fazer parcerias com o comércio local e capacitar moradores para dar oportunidades de trabalho. Por exemplo, um morador que queira alugar seu espaço para um evento ou hospedagem poderá trabalhar em parceria conosco – contou.

Emprego e renda

Nascido e criado na Rocinha, o ex-ambulante Leonardo Soares Leopoldino, de 32 anos, é um dos guias de turismo da nova agência.

- Desde 2011 trabalho como guia de turismo. Comecei a estudar inglês em uma organização, criada por estrangeiros, aqui na Rocinha. Esta é a primeira empresa legalizada. Antes as empresas que atuavam na Rocinha eram de fora. O dinheiro do turismo precisa girar aqui mesmo na região, fortalecendo a economia local - disse.

Dono de um hotel na Rocinha José Ramos, de 49 anos, está confiante. Ele acredita que a agência ajudará a alavancar o turismo na comunidade beneficiando aqueles que moram no local.

- Decidi abrir o negócio porque o povo precisa conhecer a gente, aqui tem muita coisa boa. Tivemos grande procura no carnaval e na Jornada Mundial da Juventude.

Trabalhando há 15 anos como guia independente de turismo, Alberto de Azevedo Beltrão, de 51 anos, participou da cerimônia de lançamento da agência.

- Acredito que a operadora terá um papel importante. Organizar o turismo na Rocinha é fundamental – afirmou.

Ascom Palácio - Júlia de Brito




Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados