Notícia  
Excelência em Turismo abre novos campos para micro-empresas
16/05/2008 - 17h27


Micro e pequenos empresários do Rio de Janeiro, Paraty e da Serra Gaúcha serão os primeiros a participar das viagens programadas pelo projeto Bechmarking – ferramenta de gestão de capacitação de profissionais de turismo – coordenado pela Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo), em parceira com o Ministério do Turismo, Embratur e Sebrae.

O projeto, em sua terceira edição, tem como principal objetivo promover o aprimoramento dos serviços turísticos do país, apoiando viagens técnicas de micro e pequenos empresários de receptivo turístico para conhecer, em outros destinos, práticas consideradas de excelência para serem aplicadas nos segmentos em que atuam.

Do ponto de vista estratégico e operacional, o projeto é oferecido em duas versões – Vivência Brasil, que focaliza experiências de destinos nacionais consolidados, e Excelência em Turismo, de referência internacional.

As primeiras viagens programadas se ocuparão do segmento Excelência em Turismo – turismo rural e cultural, com destino em Portugal; e melhor idade, com foco no Chile.

Na versão nacional, as primeiras viagens, com grupos do Rio de Janeiro, Paraty e da Serra Gaúcha, acontecem a partir de julho; e no segmento internacional, elas deverão ocorrer a partir de setembro.

Para se inscrever, são requisitos exigidos o cadastro da empresa no Ministério do Turismo (no caso do Estado do Rio, na TurisRio, empresa vinculada à Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer), ter ao menos três anos de atividades e atuação no segmento-tema da viagem, entre outros itens. No caso do candidato às viagens internacionais, ele deverá comprovar também capacitação e prática na prestação de serviços para turistas estrangeiros.

As inscrições estão abertas desde o dia 15 de maio e podem ser feitas pelo site www.braztoa.com.br.

No Rio, o cadastro poderá ser feito através da TurisRio, empresa delegada pelo Ministério do Turismo, no Estado, pelo site www.cadastur.turismo.gov.br, ou pessoalmente, na Rua da Ajuda, nº 5, 6º andar, Centro, Diretoria de Operações, de 10 às 12h30, e das 14 às 16 horas.

Para 2008 e 2009, estão previstas até oito viagens internacionais e 12 nacionais, num total de 20 viagens, estimativa de apoio a cerca de 240 empresários, totalizando 5 mil profissionais atingidos por ações de multiplicação.




Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados