Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Notícia  
Núcleo da Costa Verde da Setur-RJ realiza prestação de serviços turísticos aos operadores da
15/05/2022 - 15h40


Localizado em Angra dos Reis, o Núcleo fez as primeiras entregas de carteiras de guias de turismo, viabilizadas nesta semana, via Cadastur

O Núcleo da Costa Verde, escritório de interlocução de ações e projetos da Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ), localizado em Angra dos Reis, fez as primeiras entregas de carteiras de guias de turismo, viabilizadas nesta semana, por meio do sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas, que atuam no setor de turismo: o Cadastur.

A iniciativa reforça a atividade do Núcleo que foi inaugurado, a pouco mais de um mês, com objetivo de evitar o deslocamento de representantes do turismo local até a capital para a manutenção, prestação de serviços ou execuções estratégicas para o fortalecimento regional da cadeia produtiva da Costa Verde.

– Dentro da atividade econômica, considerada uma das mais importantes da Costa Verde, o objetivo é facilitar a vida dos operadores de turismo. Todos os serviços que antes os empresários, guias e demais pessoas envolvidas no ramo, simplesmente teriam que se deslocar até a capital para realizar, agora podem ser feitos diretamente na cidade ou região – explica o subsecretário de Estado de Turismo, José Augusto Araújo Vieira, responsável pelo espaço.

Entre os serviços oferecidos pelo Núcleo, além do Cadastur, que formaliza os prestadores de serviços turísticos no Brasil, está o atendimento do Programa Estadual do Artesanato, desenvolvido pela Setur-RJ. O Programa é responsável pela formalização e emissão das carteiras dos artesãos cadastrados e já beneficiou mais de 21 mil artesãos em todo o estado.

No Núcleo, operadores e representantes dos municípios pertencentes à Costa Verde (Angra dos Reis, Paraty, Mangaratiba e Itaguaí) também podem levar suas demandas ao local, para receberem orientações e tirarem dúvidas. Na sede, haverá cursos de qualificação, voltados para a população local envolvida com as atividades turísticas. Os cursos de inglês básico e de camareira são algumas das turmas previstas.

– Em breve, teremos outras atividades como cursos de qualificação, tanto para a gente fazer a reciclagem dos profissionais que já estão no mercado de trabalho, quanto possibilitar a certificação de pessoas que queiram ingressar no setor turístico, tão vasto na nossa região – finaliza José Augusto.

Secretário Sávio Neves visita Núcleo da Costa Verde

Na última quarta-feira (11/5), em agenda na cidade, o secretário de Estado de Turismo do RJ, Sávio Neves, esteve nas instalações do Núcleo, onde conheceu o espaço, considerado o primeiro escritório avançado no interior. O projeto contemplará todas as regiões turísticas do estado.

– Ao todo, quatro municípios são atendidos aqui, com os nossos principais serviços. Aqui nesse núcleo avançado, a população conta com um amplo espaço, de fácil acesso, no Centro de Angra dos Reis. Façam deste local, um laboratório de qualificação, já que a vocação da região é o Turismo – conclui Sávio Neves.




Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados