Secretaria de Estado de Turismo faz reunião de balanço de 2021
20/12/2021 - 17h55

Durante o encontro, foram apresentadas as realizações da Setur-RJ e ações planejadas para o ano que vem e também foi lançado o Guia do Turismo Rural

Foi realizada na manhã desta segunda-feira, 20/12, na sede do Hotel Fairmont, em Copacabana, a reunião de fechamento do ano do Conselho Estadual de Turismo (CET). Na ocasião, foi feita uma prestação de contas das ações e projetos executados pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) durante 2021 e lançado o Guia do Turismo Rural, trabalho realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento (Seappa) e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

O secretário de Estado de Turismo e presidente do CET, Gustavo Tutuca, destacou, durante a sua fala, a presença da Setur-RJ em todo o estado. Foram 87 municípios visitados pelas equipes da Secretaria e TurisRio.

- Ficamos muito felizes quando constatamos que estivemos presente em quase 100% dos municípios do Rio de Janeiro, com o nosso trabalho de assistência e apoio a todo o setor. Além das idas presenciais, também tivemos atendimentos online, então estamos sempre disponíveis para fazer o nosso trabalho de fomento ao turismo nos 92 municípios do Rio de Janeiro.

Durante a apresentação, o secretário falou das realizações ao longo deste ano e também do que está programado para o ano que vem, como o projeto Turismo RJ + 10 anos, que propõe ações para colocar o Rio de Janeiro em um patamar diferenciado em termos de competitividade com outros destinos no cenário mundial. Os resultados são esperados em um período de 10 anos. O projeto foi licitado e a responsável por desenvolvê-lo será a Universidade Federal Fluminense (UFF).

- Considero fundamental para que qualquer ação ou projeto seja vitorioso, que seja feito um planejamento criterioso. Esse projeto será um legado de gestão construído com muito estudo e baseado em pesquisas que possam nos indicar o caminho para colocar o Rio de Janeiro definitivamente na prateleira nacional e internacional de destinos turísticos.

Além disso, foram destacados outros programas como o Turismo Presente, que teve decreto publicado na última semana. O objetivo é realizar obras de infraestrutura turística, que auxiliem os municípios a fomentar a atividade.

O balanço de 2021 mostra, em números, o trabalho de planejamento e execução realizado pela Setur-RJ: foram entregues 1.452 Carteiras Nacional do Artesão; capacitadas 300 pessoas na Jornada de Alinhamento técnico, 309 nos workshops de Apoio à Elaboração de Planos Municipais de Turismo e 71 vereadores certificados durante o 1° Seminário de capacitação do Legislativo Fluminense; atendidos 25 municípios, através do Núcleo de Atendimento do Turismo Fluminense; e realizados quatro Fóruns Regionais do Turismo Fluminense.

O secretário destacou em sua fala a importância da realização dos Fóruns, uma das principais ações do “Programa Turismo RJ + Perto”.

- Os Fóruns proporcionam uma integração enorme entre todos os entes do setor. São momento de extrema importância para a troca de experiências e conhecimentos, acertos de parcerias, projetos e de novos roteiros, além da possibilidade de ter em sua região, todo o staff da Setur-RJ e da TurisRio apto a atender e tirar dúvidas referentes a vários serviços como, por exemplo, Cadastur e artesanato.

A campanha promocional “O Rio Continua Lindo. E Perto!” que teve como objetivos promover e reforçar a marca Rio de Janeiro junto a mercados potenciais emissores de turistas, proporcionar oportunidades de negócios, fortalecer experiências do RJ para o público consumidor e divulgar a cultura do estado, foi um dos temas mais elogiados pelos participantes do encontro por conta do grande alcance proporcionado. O road show recebeu cerca de dez mil pessoas nos estandes, contou com a participação de mais de 1000 compradores de destino nos encontros comerciais “O Rio é de Vocês” e 7.500 espectadores nos shows. A projeção de mídia espontânea - matérias e entrevistas em veículos de comunicação - chega a mais e R$ 6 milhões.

Segurança pública também foi um tema abordado durante a reunião. A extensão do horário da Operação Segurança Presente - Copacabana e o Programa de Corredor Expresso Turístico, com a primeira base na Linha Vermelha, foram os destaques. O secretário de Turismo, Gustavo Tutuca, agradeceu ao trabalho da Delegacia Especial de Atendimento ao Turismo (DEAT) e do Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (BPTur), parabenizando os agentes das duas unidades nominalmente.

Lançamento do Guia de Turismo Rural

Durante a reunião, os conselheiros tiveram a oportunidade de conhecer o guia do turismo rural, fruto de um trabalho de parceria da Setur-RJ e TurisRio com a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Já foram inventariadas as regiões turísticas do Vale do Café, Águas do Noroeste, Costa Verde, Agulhas Negras, Costa Doce, Serra Verde Imperial e Caminhos Coloniais. Já está acertada a continuação da pesquisa no mês de janeiro na Costa do Sol, Baixada Verde e Caminhos da Serra e, em fevereiro, Caminhos da Mata e Metropolitana.

O guia tem detalhes de cada destino que desenvolve o segmento. Entre as informações, QR Code com localização do local no mapa, informações sobre agendamento prévio de visitas, selo que indica se o local é Pet Friendly e links de redes sociais e sites.

O secretário de Agricultura, Marcelo Queiroz, presente na reunião, recebeu os exemplares das regiões do Vale do Café e Costa Doce, que já estão impressos e sendo distribuídos para os municípios.