Secretaria de Estado de Turismo encerra mais uma fase Programa de Excelência
17/12/2021 - 14h56

Workshop contemplou 309 profissionais das 12 regiões turísticas do RJ

Orçamento público em turismo. Esse foi um dos temas abordados na última aula do “Workshops de Apoio à Elaboração/Revisão de Planos Municipais de Turismo”, que aconteceu nesta quarta-feira (15). O projeto, que faz parte da quarta fase do Programa de Excelência em Capacitação para a Gestão do Turismo Fluminense, é uma ação da Secretaria de Estado de Turismo, da Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro (TurisRio) e da Escola de Contas e Gestão do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ).

As 20 horas de aula foram acompanhadas por 309 representantes das 12 regiões turísticas do Estado, que ao final receberão um certificado de conclusão, após a entrega do trabalho final. Gustavo Tutuca, secretário de estado de Turismo, acredita que projetos como esses auxiliam muito o desenvolvimento do setor.

- Com o avanço da vacinação estamos ampliando, aos poucos, o fluxo de turistas. E o Plano Municipal de Turismo, que é o foco desse workshop, é um instrumento de extrema importância para auxiliar nas ações que os municípios estão desenvolvendo para a retomada.

Esta quarta fase do Programa de Excelência teve como objetivo Incentivar e orientar a elaboração e revisão de Planos Municipais de Turismo. Na aula de encerramento, Gecilda Esteves e Rhuan Andrade, docentes da Escola de Contas do TCE-RJ, abordaram diversos assuntos, entre eles, como funciona o orçamento público no turismo, o papel do Comtur em relação ao Plano Municipal, as metas SMART e o gerenciamento de integração.

Ao longo dos quase dois meses do Workshop, o público pode acompanhar 8 aulas gratuitas que tiveram uma programação bastante ampla. Foram debatidos temas, como, por exemplo, a montagem do relatório analítico da oferta turística, estudo da demanda turística e construção e análise da matriz SWOT.

Os encontros, que foram realizados de forma virtual, pela plataforma Zoom, tiveram como público-alvo os dirigentes e servidores municipais de turismo e de órgãos afins, representantes dos conselhos municipais de turismo, de instâncias de governança regionais de turismo e lideranças locais. Os “Workshops de Apoio à Elaboração/Revisão de Planos Municipais de Turismo" contaram com a parceria da Universidade Federal Fluminense - UFF, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO e Sebrae-RJ.