Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Notícia  
Ciclo de Palestras on-line sobre Turismo segue com participação efetiva do trade nesta terça
18/08/2020 - 16h51


Foi realizada, esta manhã, 18/08, o segundo encontro on-line do Ciclo de Palestras que dá continuidade ao Programa de Capacitação para Excelência em Gestão do Turismo Fluminense. As videoconferências são disponibilizadas em três canais: Zoom, Youtube do TCE e da Setur-RJ. O programa é uma parceria da Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) com o Tribunal de Contas (TCE-RJ) e a sua Escola de Contas (ECG/TCE), com apoio de universidades e do Sebrae.

A conferência inaugural, intitulada “Perspectivas do Turismo no Estado do Rio de Janeiro”, foi ministrada pela secretária de estado de Turismo, Adriana Homem de Carvalho, no último dia 11 agosto. Na ocasião, os projetos desenvolvidos pela Setur-RJ para a retomada foram apresentados, entre os destaques: o Selo Rio de Janeiro Turismo Consciente, o Informe de Monitoramento dos Destinos Turísticos e a realização de eventos, um dos mercados que mais cresce no mundo.

- Nosso trabalho, apesar de limitado pela pandemia, em nenhum momento foi interrompido. Mesmo à distância, os gestores do turismo das cidades do interior, as Instâncias de Governança, os Conventions, continuam muito próximos da Setur. Já fizemos dezenas de videoconferências, com os mais diferentes assuntos, que nos dão força para continuar a concretizar projetos em prol do desenvolvimento do setor no estado do Rio de Janeiro.

Nesta terça, 18/08, foi a vez da professora da UniRio, Tânia Omena, apresentar o tema “Turismo e Agenda 2030”. A aula on-line teve a participação, também, do economista Márcio Favilla, e da Secretária Nacional dos Objetivos de desenvolvimento Sustentável pela Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Rurais, Cristina Pinheiro. Durante a palestra foi ressaltada a importância do turismo como aliado no alcance dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos por líderes mundiais durante a Cúpula das Nações Unidas em 2015.

Os palestrantes discursaram sobre o engajamento da atividade turística para auxiliar no atendimento das metas da agenda global de desenvolvimento sustentável. Entre as 169 metas dos ODS estão: acabar com a pobreza, combater a desigualdade e a injustiça e resolver as mudanças climáticas até 2030. Através de amplas apresentações foi reforçado que o turismo tem um papel de destaque nesse processo em razão de sua relevância econômica, uma vez que representa cerca de 10% do PIB e dos empregos do mundo.

O Ciclo de Palestras terá continuidade até o dia 1° de dezembro. As conferências serão realizadas todas as terças-feiras, das 10h às 12h, pelo aplicativo Zoom, com retransmissão pelo YouTube do TCE e da Setur-RJ. As inscrições para o Zoom são limitadas a 85 participantes, que receberão um certificado, e deverão ser feitas semanalmente no link referente a cada um dos encontros. O projeto conta com o apoio da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Universidade Federal Fluminense (UFF) e do Sebrae.




Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados