Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Notícia  
Carnaval 2020: Sites de buscas de viagens revelam destinos do Rio de Janeiro mais procurados
03/03/2020 - 16h21


Quando o assunto é “procura por destinos no período do Carnaval”, o Rio de Janeiro é nota 10. Um levantamento feito por três dos maiores sites de buscas por viagens do Brasil e do mundo (Hurb, Kaiak e Trip Advisor) aponta o estado do Rio de Janeiro como protagonista em relação à preferência dos foliões por cidades fluminenses, durante a festa de Momo. A ocupação hoteleira na Capital também merece destaque com média de 93% no período, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro (ABIH-RJ).

O site da agência Hotel Urbano (Hurb), um dos principais em buscas por viagens no Brasil, acaba de revelar, por meio de uma pesquisa da plataforma, os destinos mais procurados. A Capital aparece à frente com 28,74%, seguido por Armação dos Búzios (17,88%), Cabo Frio (13,79%), Angra dos Reis (10,82%), Paraty (7,77%), Arraial do Cabo (6,91%), Petrópolis (5,14%), Macaé (4,21%), Penedo (2,57%) e Mangaratiba (2,43%).

Ainda de acordo com o Hurb, cariocas, paulistas e mineiros foram os que mais buscaram os destinos fluminenses. No quesito de crescimento de buscas na variação entre 2019 e 2020, a plataforma destaca Cabo Frio (45,45%), Penedo (33,33%) e Arraial do Cabo (23,08%) como os destinos que mais obtiveram aumento na procura dos viajantes.

O Kaiak também identificou os destinos que mais cresceram em buscas de janeiro de 2019 a janeiro de 2020. Cabo Frio mais uma vez aparece em posição de destaque, ocupando o segundo lugar na lista dos mais procurados do Brasil. O município fica atrás apenas de Fortaleza, entre os 15 destinos que mais evoluíram nas escolhas feitas por turistas no período.

Ocupação hoteleira

A média de ocupação hoteleira na Capital, durante o período do Carnaval 2020, atingiu 93%. A maioria dos visitantes, 77%, era de procedência nacional. Os paulistas e os mineiros se destacaram em relação à origem. Já os turistas estrangeiros (23%) vieram da Argentina, Chile, Estados Unidos e Itália.

Em relação ao local escolhido para a hospedagem, a zona sul mostrou ser a área de preferência dos visitantes. Os hotéis localizados nos bairros do Flamengo e Botafogo ficaram com 98% dos quartos ocupados, Leme e Copacabana bateram os 97% e o Leblon, 96%. Destaque, ainda, para a região do centro da cidade que bateu 92%.

No interior do Estado, a pesquisa da ABIH-RJ aponta ocupação média de 81%. O estudo mostra Petrópolis (91,33%), Búzios (87,67%), Nova Friburgo (87,50%) e Itatiaia - Mauá e Penedo (86,46%) entre os destinos com maior taxa de ocupação para o feriado.

O secretário de Turismo, Otavio Leite, comemora os números e a procura dos viajantes pelos destinos do Estado.

- O crescimento do turismo receptivo no Estado certamente é fruto dos avanços na segurança pública associado às campanhas e ações de promoção do Rio de Janeiro nos mercados nacional e internacional - ressaltou o secretário.

“TravellersChoice” premia Petrópolis e Arraial do Cabo

Outra notícia recente publicada no período carnavalesco merece destaque. Petrópolis também está entre os destinos turísticos mais bem avaliados do mundo, segundo o “Travellers Choice” – prêmio anual que analisa as avaliações, pontuações e itens salvos por viajantes de todo o planeta – em um dos maiores sites de viagem do mundo: o Trip Advisor.

A Cidade Imperial é a única brasileira a aparecer na lista da categoria Destinos Emergentes/Promissores, e está entre os seis pontos turísticos brasileiros que aparecem no ranking do prêmio. As informações são usadas para revelar ao viajante o que há de melhor a ser explorado.

Arraial do Cabo também aparece no ranking das 25 melhores praias do Brasil e do mundo, de acordo com o "Travellers Choice”. As Prainhas do Pontal do Atalaia estão em 2º lugar como as mais bem avaliadas no Brasil. A Praia do Farol, com acesso apenas de barco, ganha destaque em 3º lugar.

Para agradar os aventureiros e também aqueles que gostam de um passeio de barco, a Praia do Forno está em 5º lugar. E para deixar os cabistas ainda mais orgulhosos, a lista mostra as Prainhas do Pontal em 12º lugar entre as melhores praias do mundo. A classificação reflete as melhores indicações em termos de serviços, qualidade e satisfação do cliente. As praias de Arraial também aparecem no ranking entre as 10 melhores da América do Sul.

- Os prêmios além de significarem o reconhecimento da qualidade destes preciosos destinos que o nosso RJ oferece, há de servir como exemplo e fonte de inspiração para o permanente aperfeiçoamento e importância do turismo como uma prioridade, seja para esfera privada como a pública - concluiu Otavio.




Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados