Cidades do interior fluminense têm ampla programação de Carnaval
20/02/2020 - 12h28

Desfiles, concursos, bailes e muita animação. Esta é a receita de sucesso que vai movimentar os municípios durante o Carnaval. De 22 a 26 de fevereiro, milhares de moradores e turistas vão poder aproveitar a extensa programação carnavalesca. A hotelaria já registra boas taxas de ocupação para o período e o comércio se prepara para receber o grande contingente de pessoas que procuram nas cidades do litoral ou da serra o local ideal para aproveitar o período da folia.

Segundo pesquisa realizada pelos Hotéis Rio, em 19/02, a média de ocupação hoteleira está em 81%, mas há cidades que registram 91%, como é o caso de Petrópolis. Para o secretário de estado de Turismo, Otavio Leite, o formidável no Rio de Janeiro são as múltiplas opções de atrações carnavalescas ou de lazer que as mais variadas regiões oferecem.

- Eu, em particular, me surpreendo uma vez que há alternativas para todos os gostos. Aquele que vem ao Rio de Janeiro certamente vai viver novas experiências ou reviver momentos especiais. Estamos em momento muito promissor para o desenvolvimento do nosso Turismo.

Petrópolis promete muito samba, pagode, marchinhas, e até forró e sertanejo, em palcos que serão montados pela prefeitura em cinco bairros. Os blocos estarão pelos quatro cantos da cidade, fazendo a alegria dos foliões. Ainda na região turística Serra Verde Imperial, Teresópolis, que está com 81,5% de ocupação, vai contar com grandes atrações musicais. Os shows, gratuitos, acontecerão na Praça Olímpica Luis de Camões. Entre os cantores destaque para Diogo Nogueira, o grupo de forró Falamansa e o grupo Sambô. Para a criançada, a opção é a praça Higino da Silveira, com atrações artísticas e muitas brincadeiras.

O Vale do Café também aposta em um carnaval animado. Em Paracambi haverá shows do ImaginaSamba, Afroreggae, Pique Novo e Os Travessos, além de matinês para as crianças e DJ’s nos quatro dias de festa. Barra Mansa contará com blocos de rua, Matinê do Calçadão e o tradicional Bloco do Boi, que há mais de sete décadas alegra as ruas do centro. Treze blocos percorrem diversos pontos da cidade em Rio Claro. Em Miguel Pereira, haverá palcos em vários locais: Conrado, Centro e Governador Portela. “Cidade em festa” é o tema do carnaval de Barra do Piraí que contará com vários shows e blocos. Destaque para a apresentação da Sandra de Sá, no dia 23, às 11h. Elymar Santos, Bangalafumenga e Cordão do Bola Preta serão as atrações de Engenheiro Paulo de Frontin.

A Costa do Sol também está pronta para a Festa do Momo. Cabo Frio, que já alcançou 80,2% de ocupação hoteleira, terá 28 blocos nas ruas com o tema sustentabilidade. A “Ecofolia” levará ações ambientais para os foliões em parceria com o projeto Movimento Onda Forte. Quem optou por Arraial do Cabo, que está com 73,2% dos quartos ocupados, vai poder aproveitar 15 blocos e 7 trios elétricos. O Carnaval de Rio das Ostras contará com 18 blocos que desfilarão nas orlas do Centro e Costazul. Para a criançada a opção são as matinês gratuitas no Camping Costazul. Macaé, que registra 64,75% de reservas, promete animar os foliões durante os 4 dias com vários eventos gratuitos em diferentes pontos da cidade. A programação de Casimiro de Abreu está recheada de samba enredo, marchinhas, shows de bandas regionais e desfiles de blocos. O foco de São Pedro da Aldeia serão as crianças. A programação carnavalesca gratuita acontecerá na Praça Agenor Santos (Praça da Matriz), no Centro. O Iguafolia 2020, em Iguaba Grande, contará com shows de Naldo Benny e Imaginasamba, entre outros. Os blocos de arrastão desfilarão pelas ruas e as crianças terão bailinhos infantis na Praça Edyla Pinheiro, no Centro.

A Costa Verde não fica atrás em termos de animação. Em Paraty, que está com 67,1% de ocupação em seus hotéis, a festa será aberta no dia 21 de fevereiro, com a Banda Santa Cecília e o Bloco Assombrosos do Morro. A programação continua com o bloco Meninos do Pontal pelas ruas do Centro Histórico. A programação segue até terça-feira, com a apresentação de mais 5 blocos. Já em Mangaratiba haverá o tradicional Carnamar e a folia de rua em todos os distritos. Em Itaguaí, a festa reunirá os carnavalescos em Coroa Grande onde haverá banda, Dj’s e blocos.

Os turistas que optarem pela região Águas do Noroeste vão ter várias atrações para aproveitar. Em Miracema, os shows acontecerão na Praça dos Correios, a partir das 22h. Itaocara terá desfile de blocos, matinê e show nos quiosques. Blocos, shows e matinês farão parte da programação de Bom Jesus de Itabapoana. Em Santo Antônio de Pádua os shows acontecerão na Praça Monsenhor Diniz.

Caminhos da Serra, apesar de ser uma região turística para quem busca tranquilidade, também oferece programação de Carnaval. Em Cantagalo, que registra 94,5% de ocupação hoteleira, serão 5 dias de festa, 16 blocos na avenida, banda de metais, escolas de samba, banho de espuma, matinê, desfile de fantasias e bailes com shows dos mais variados estilos. Cordeiro terá bloco da terceira idade, das piranhas, blocozão, e muito mais. Dez atrações musicais animarão o Carnaval de Conceição de Macabu. O arrastão dos blocos de Trajano de Moraes promete muita animação para os foliões. Em Santa Maria Madalena há uma ampla programação da Festa do Momo.

Na região Metropolitana, a cidade do Rio de Janeiro, deve receber, segundo a Riotur, 2 milhões de turistas durante o período festivo e gerar uma movimentação de R$ 2,68 bilhões em todo o Estado. A média de ocupação hoteleira, no dia 19/02, segundo o Hotéis Rio, era de 89%. A procedência dos hóspedes é prioritariamente nacional (77%). Entre os estrangeiros (23%) lideram os Argentinos e Chilenos. A programação completa dos 441 blocos e bandas que percorrerão as ruas da cidade pode ser acompanhada no site https://www.carnaval.rio/blocos-de-rua