Macaé lança calendário de eventos
21/01/2019 - 15h41

Nem só de turismo de negócios vive Macaé. Uma prova disso é o calendário de eventos de 2019, que foi lançado na semana passada pela prefeitura. São mais de 30 eventos e mais uma vez a gastronomia e o esporte são os principais segmentos. A proposta é estimular o turismo em Macaé em todas as épocas do ano.

O calendário de eventos turísticos de Macaé proporciona envolvimento da população local e capta novos visitantes para o destino. Segundo Otavio Leite, secretário de estado de Turismo do Rio de Janeiro, isso ajuda o turismo local e regional, devido a proximidade dos municípios.

- A Região da Costa do Sol possui diversos atrativos e as praias estão entre os principais. Só em Macaé são 10 praias, em um litoral com 23 km de extensão, que atraem turistas de todos os lugares. Toda essa beleza natural, em conjunto com um calendário de eventos forte e diversificado, auxilia no trabalho de captação de visitantes ao longo do ano e não apenas na alta temporada.

De acordo com o secretário Adjunto de Turismo, Leonardo Anderson, eventos bem organizados proporcionam aos participantes uma programação turística opcional, pré e pós-evento, criando, com isso, um fluxo turístico, como foi o caso do último evento de Réveillon, que contou com cerca de cem mil pessoas e registrou 97% de ocupação na rede hoteleira.

-Nos últimos cinco anos, o turismo de lazer em Macaé deu um salto, com participação de 30% no faturamento, segundo informações da rede hoteleira. Os calendários de eventos contribuem para a qualificação do capital de circulação na cidade, reduzem a sazonalidade do turismo e promovem oportunidade de inclusão social. Lembrando que o calendário pode sofrer alterações durante o ano.

A programação de 2019 conta com Fest Verão Esportivo, Copa Verão de Pesca de Praia, Carnaval, 3° Incrível Encontro de Palhaços e Circo no Sana, 4° Festival de Frutos do Mar, 15° Parada do Orgulho LGBT, 2° FLICMAC - Feira Literária de Macaé, 14° Encontro de Seresteiros "Macaé Canta Seresta", entre outras programações culturais, esportivas e gastronômicas.