Conselho Estadual de Turismo realiza a última reunião do ano
11/12/2018 - 16h06

Durante a última reunião do ano do Conselho Estadual de Turismo, realizada nesta terça-feira (11), o secretário de estado do Turismo e Presidente do CET, Nilo Sergio Felix, foi homenageado pelo Diretor da Fecomércio, Nilton Pereira. Na ocasião, ele recebeu uma placa de agradecimento pelas 5 décadas de dedicação ao turismo brasileiro, durante as quais o setor obteve crescimento e conquistas comemoradas por todo o trade turístico.

Em seguida, os representantes das entidades públicas e privadas que compõem o Conselho, discutiram ações para o desenvolvimento da atividade turística nos próximos anos e assistiram palestras sobre projetos e equipamentos direcionados para o segmento. O Secretário Nilo Sergio fez uma prestação de contas do trabalho realizado durante a sua gestão à frente da Setur-RJ. Projetos, ações, parcerias, eventos, novo material promocional e premiações fizeram parte da palestra.

- Foram quatro anos de trabalho árduo para promover o turismo fluminense. Apesar da dificuldade de recursos conseguimos, através de parcerias, realizar inúmeras ações e projetos. Entre eles destaco os Fóruns Regionais de Fortalecimento do Turismo, realizados em vinte e seis cidades; a edição do Manual de Apoio Técnico aos Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo; e o Estágio de Familiarização, que atendeu 46 municípios. Essas três ações nos garantiram uma premiação pelo Ministério do Turismo, na categoria “Qualificação e Formalização no Turismo”, do Prêmio Nacional do Turismo 2018.

Em seguida, os conselheiros ouviram palestras de Beatriz Lima, assessora de imprensa da Concessionária Novo Rio sobre as obras realizadas na Rodoviária e de Antonio Pastori da ABOTTC - Associação Brasileira das Operadoras de Trens Turísticos e Culturais. Ao final da reunião foi feita uma homenagem à Delegada Valéria Aragão, titular da Deat – Delegacia Especial de Apoio ao Turismo, que passará, em 2019, a atuar na 12ª DP, localizada em Copacabana.