Atrativos turísticos do Estado do Rio em destaque
13/11/2018 - 14h57

Dez peças promocionais compõem o novo material promocional lançado pela Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro. Composto por folhetos, pencard, z-card, mapas e banners, o kit será distribuído em hotéis, eventos nacionais e internacionais e nos principais pontos turísticos do Rio de Janeiro, como por exemplo, o Pão de Açúcar e o Corcovado, que recebem anualmente mais de 3 milhões de pessoas. O objetivo é atrair para o interior o fluxo de turistas que vem para a Cidade.

O lançamento contou com a presença do governador Luiz Fernando Pezão, do secretário de estado de Turismo, Nilo Sergio Felix, do deputado federal Otavio Leite e do presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado do Rio de Janeiro (ABIH-RJ) Alfredo Lopes. Para o Governador a indústria do turismo é a cara do Rio de Janeiro, um dos melhores destinos do Brasil e do mundo.

- Temos destinos extraordinários e esse material apresenta aos turistas que procuram nosso Estado, as inúmeras cidades do interior com atrativos e infraestrutura prontos para recebê-los.

Segundo Nilo Sergio Felix, secretário de estado de Turismo, a qualidade e diversidade do material é importante para trabalhar todas as nuances turísticas do Estado.

- Em 2017, o Rio de Janeiro recebeu cerca de 7 milhões de visitantes, sendo, aproximadamente, 32% de estrangeiros e 68% brasileiros que, na maioria das vezes, desconhecem os municípios localizados a poucos quilômetros da Capital. Temos mar e serra a poucas horas de distância uma da outra. O novo material foi elaborado, visando atender as necessidades dos visitantes e a facilidade de consulta. Nosso objetivo é apresentar aos turistas que procuram o Rio, as inúmeras cidades do interior com atrativos e infraestrutura prontos para recebê-los.

Nilo Sergio ressaltou, ainda, a importância da presença do deputado federal Otávio Leite, que assumirá a Secretaria Estadual de Turismo em janeiro de 2019 e acrescentou que tem a certeza de que o trade turístico do estado do Rio de Janeiro dará total apoio à sua gestão.

O presidente da ABIH-RJ – Associação Hotéis do Rio de Janeiro -, Alfredo Lopes, disse que o secretário Nilo Sergio, com o lançamento do material promocional, fecha com chave de ouro a sua gestão à frente da Setur-RJ.

- Este lançamento é um presente para todo o trade turístico. É também um importante auxílio aos gestores do turismo que, neste momento, recebem um material completo de todas as regiões turísticas do Estado.

O evento foi prestigiado também pelo trade, secretários municipais de turismo e prefeitos do interior, representantes de diversas cadeias de hotéis, guias e estudantes de turismo.

O Kit

Fazem parte do material, seis folders, contemplando região Metropolitana, Costa do Sol, Costa Verde, Agulhas Negras, Vale do Café, Serra Verde Imperial. Nos folhetos, que tiveram uma tiragem de 120 mil unidades, o visitante encontra um pequeno resumo das características de cada cidade.

O Z-card, um guia dobrável com formato prático, apresenta de um lado fotos e dados das cidades, e, no verso, um mapa que destaca os atrativos naturais, culturais, infraestrutura, localidades, vias de circulação, limites, hidrografia, pontos de referência, altitude, parques estaduais e atividades esportivas possíveis de serem praticadas nos respectivos municípios do interior. Foram impressos 30 mil.

No pencard o turista terá acesso ao guia Rio+3, que apresenta as cidades localizadas até três horas da Capital, nas versões português e inglês, os folders das regiões, um vídeo intitulado “Só Existe um Rio” (onde o Estado do Rio de Janeiro é apresentado), um dos parques estaduais do Estado e outro do Roteiro Rio-Serra Mar. Há 11 mil unidades para serem distribuídas.

No kit do material produzido há, ainda, três mapas, sendo um da Rota Cervejeira do Estado, que destaca as cervejarias de Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo e Guapimirim. O segundo é da cidade do Rio de Janeiro e traz como referência, além da localização, telefones úteis e endereços dos postos de informação turística, a identificação das estações de metrô, barcas, BRT e VLT, aeroportos e pontos turísticos. Já o mapa dos bairros Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes mostra, além das ruas e avenidas, os principais hotéis, polos gastronômicos e atrativos naturais e culturais.

Completam o kit materiais específicos do Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas, da Delegacia Especial de Apoio ao Turismo e do Circuito Carioca Quilombola de Jacarepaguá. Todo o material promocional será entregue em uma bolsa ecológica.