Frio e férias escolares movimentam o turismo em Petrópolis
07/08/2018 - 13h41

Alguns hotéis chegaram a registrar 100% de ocupação nos finais de semana de julho

Com uma média de ocupação hoteleira que ultrapassou os 90% em pelo menos dois fins de semana de julho, o trade turístico de Petrópolis comemora os bons resultados da alta temporada neste período de inverno e férias escolares. Eventos, como os festivais culturais e gastronômicos e o Bunka-Sai, ajudaram a atrair ainda mais visitantes para a cidade. Pontos turísticos, como o Museu Casa de Santos Dumont, ficaram lotados até durante a semana. Só em julho, 24.225 pessoas visitaram o atrativo. Até o fim do ano, o calendário oficial de eventos do município deverá continuar contribuindo para aquecer a economia através do turismo.

Para todo o período da alta temporada, a expectativa é de que o município esteja recebendo entre 750 e 800 mil visitantes. Hotéis e pousadas têm alcançado, na maioria dos fins de semana, uma ocupação superior a 80% dos 6.201 leitos disponíveis no município. Em julho, diversos estabelecimentos registraram 100% de ocupação em todos os fins de semana. O melhor do mês passado foi entre os dias 20 e 22, quando os hotéis do Centro Histórico chegaram a 99% de ocupação e a média geral do município ficou em 96%.

Em julho, a cidade contou com atrativos voltados para o período de frio, como o Festival de Inverno da Dell’Arte, o Festival Sesc de Inverno, a 9ª edição do Festival de Fondues, Racletes, Caldos e Cremes de Petrópolis, o IX Serra Wine Week, entre outros. A expectativa é que outros eventos até o fim do ano continuem chamando a atenção dos visitantes.

O calendário de eventos conta, nos próximos dias, com atrações esportivas, como o Brewhood Flip the Mountain, no dia 11 de agosto, no Parque Municipal, em Itaipava, que vai trazer um espetáculo de manobras radicais do Freestyle Motocross (FMX). Já entre os dias 17 e 19 será a vez dos apaixonados por carros antigos. O local será palco do encontro anual Serra Bugs Air Cooled e Antigos, com destaque para o show da banda Blitz. Ainda este mês, o Festival Internacional de Corais deverá injetar R$ 2 milhões na economia, com concertos em diversos locais, entre os dias 17 e 26.

Eventos cervejeiros também ganham destaque na programação de Petrópolis, como a Deguste, nos dias 10 e 11 de agosto, no Centro, e a Oktoberfest, de 06 a 09 de setembro e de 14 a 16 do mesmo mês, no Parque Municipal. Logo depois será a vez da festa italiana, a Serra Serata, de 18 a 30 de setembro. E, em novembro, começa um dos principais eventos do ano: o Natal Imperial, que vai de 14 de novembro a 06 de janeiro.

Assessoria de Comunicação da Turispetro