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Conselho Estadual de Turismo debate novidades para o setor
26/06/2018 - 13h49


O Rio de Janeiro contará, a partir de julho, com um novo departamento para combater notícias negativas e gerar assuntos positivos para a mídia nacional e internacional. Este foi um dos assuntos apresentados e debatidos esta manhã, 26/06, durante a 65ª Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Turismo - CET. Mais de quarenta conselheiros de órgãos públicos e privados, ligados ao segmento turístico, participaram do encontro na sede da Fecomércio.

Nilo Sergio Felix, secretário de estado de Turismo do Rio de Janeiro e Presidente do CET, abriu a reunião, apresentando o material promocional que está em fase final de produção e que passará a ser distribuído pela Setur-RJ/TurisRio nos eventos nacionais e internacionais.

- São milhares de novos folhetos que abrangem as regiões turísticas prioritárias, folders específicos do BPTur e Deat, mapas da cidade, sacolas e pencards com amplo conteúdo do interior do Estado. Nosso Guia Rio+3, que vem sendo distribuído incansavelmente, também está agora, através de uma parceria com o Ministério de Relações Exteriores, eletronicamente, em mais de 200 representações diplomáticas do mundo. Além disso, as empresas áreas Ibéria e British Airways receberam, cada uma, mil exemplares do livreto.

Michel Nagy, Diretor do Rio Convention & Visitors Bureau, apresentou o Rio Press Office, que será uma ferramenta fundamental para mudar a percepção dos turistas sobre a Cidade e Estado.

- O Rio de Janeiro é referência mundial quando falamos em turismo brasileiro. Todos os fatos que acontecem no nosso Estado repercutem internacionalmente com uma velocidade avassaladora. Infelizmente acabam entrando na nossa conta diversos fatos que acontecem a centenas de quilômetros, em outros estados da Federação. O Rio Press Office será fundamental para rebater esses equívocos e mostrar questões e assuntos onde o nosso Estado se destaca de forma positiva.

Nagy lembrou, ainda, que as maiores cidades do mundo já contam com esse tipo de departamento, cuidando de monitorar a mídia, desmentindo fake news, quando necessário, ou produzindo conteúdo enaltecendo seus destinos. A nova ferramenta tem ampla abrangência e permite acesso a mais de 400 mil jornalistas. Com relação ao material que será produzido estão não apenas assuntos relacionados ao turismo, mas também a questões dirigidas à ciência, tecnologia e demais setores onde o Estado se destaca.

Durante o evento, também foi citado o projeto do trem turístico que ligará o bairro de Nogueira ao distrito de Itaipava, ambos em Petrópolis, que foi apresentado por Antonio Pastori, da ABOTTC – Associação Brasileira de Operadores de Trens Turísticos e Culturais. Ele mostrou a importância de investir num segmento que está esquecido no nosso Estado: o turismo ferroviário. Ao final, o professor da Universidade Federal Fluminense, Carlos Lidizia, falou sobre o II Seminário Internacional de Turismo Militar que contará com o apoio da Setur-RJ.




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