Cidades do interior do estado se preparam para o Corpus Christi
30/05/2018 - 12h

Os tapetes de Corpus Christi são uma tradição católica popular comum em várias cidades do Brasil. A prática, que surgiu em Portugal, consiste na confecção de representações de cenas bíblicas, objetos de devoção ou temas ornamentais nas ruas em que a procissão da Eucaristia passará. Os tapetes, tradicionalmente, eram produzidos com serragem e sal coloridos. Atualmente são usados, também, uma série de outros materiais como borra de café, areia, flores, farinhas, entre outros.

Nilo Sergio Felix, secretário de estado de Turismo do Rio de Janeiro, disse que no estado várias cidades do interior já estão com a programação da festa religiosa pronta.

- O Corpus Christi é uma das festas católicas mais fortes no interior do Estado. Milhares de pessoas se deslocam para as cidades que tem programação voltada não apenas para a tradição dos tapetes, como também para as missas e a procissão, ponto alto da festa.

Na região da Costa do Sol, por exemplo, vários municípios celebram o feriado católico com os tapetes de sal. Em Araruama, a tradição que é realizada há quase um século, terá temas como a Campanha da Fraternidade 2018, Laguna de Araruama, e a Copa do Mundo 2018. Em Arraial do Cabo, após quatro anos sendo feitos com material reciclável, a celebração volta a confeccionar os tapetes em sal grosso. Maricá, que também vai comemorar a data, já divulgou a aquisição de 18 toneladas de sal para enfeitar a cidade.

A região turística Caminhos da Mata também celebra a data com vasta programação. Além dos tradicionais tapetes, que são patrimônio cultural da cidade, São Gonçalo ainda recebe a exposição fotográfica “Corpos Christi”, a partir desta quinta-feira, 31/05, na Casa de Artes Villa Real. A mostra conta a história do maior tapete de sal da América Latina, feito no próprio município. Itaboraí, também vai celebrar a data com missas, procissões e os famosos tapetes. Serão 120 ao todo, reunindo, na confecção, cerca de 600 voluntários de quatro paróquias.

Em Angra dos Reis, localizada na Costa Verde, a confecção dos adereços começa na quinta-feira, por volta das 8h, logo após a missa realizada na Igreja Matriz. Três Rios também celebra a data com os tapetes, almoço na Igreja Matriz, Santa Missa e procissão nas paróquias São Sebastião, Santa Luzia e São José Operário. O cortejo pelas ruas ornamentadas e a benção do Santíssimo Sacramento acontecerão após a missa, programada para as 16h. Haverá barraquinhas durante a festividade.

Em Petrópolis, além da programação religiosa na Catedral São Pedro de Alcântara, com missas, procissões e a montagem dos tradicionais tapetes, o município oferece aos moradores e visitantes muitas opções. Entre elas, destaque para a Petrópolis Beer Festival, uma feira de produtores de cerveja artesanal que acontece até sábado no Palácio de Cristal; a apresentação do Coral Municipal no dia 31, na Igreja Sagrado Coração de Jesus e a exibição gratuita do filme Jurassic Park no Cine Humberto Mauro, no Centro de Cultura Raul de Leoni, no sábado.