Representantes do vale do café participam de fórum de fortalecimento do turismo
23/05/2018 - 15h24

Municípios convidam Paraíba do Sul para integrar região turística

O Brasil Colônia e as fazendas de café. Essas são algumas das maiores tradições dos municípios que fazem parte da região turística do Vale do Café. Por isso, nesta quarta-feira (23), durante o Fórum Regional de Fortalecimento do Turismo do Estado do Rio de Janeiro, foi feito o convite formal da região para que o município de Paraíba do Sul fizesse parte do Vale do Café, já que ele apresenta características e atrações similares às da região.

A ideia, que já vinha sendo debatida entre os representantes dos treze municípios, foi oficializada durante a reunião, organizada pela Secretaria de Estado de Turismo do Rio/TurisRio. Para isso, foi feito um documento que foi assinado por todas as autoridades presentes das cidades que compõem o Vale do Café. O termo será enviado para o Ministério do Turismo para que o órgão possa validar a alteração, que passará a constar do próximo Mapa de Regionalização, produzido a cada dois anos. O secretário de estado de Turismo do Rio, Nilo Sergio Felix, que participou do Fórum, apoiou a iniciativa e afirmou que todos só têm a ganhar com essa adesão.

- Esta região possui, em sua tradição, o chame do século XIX com grandes fazendas de café e construções históricas da época dos Barões que atraem cada vez mais turistas. Nada mais justo do que convidar Paraíba do Sul, onde o turismo histórico prevalece, assim como nas outras cidades da região, para estar na região turística do Vale do Café. A vice-prefeita de Paraíba do Sul, Mariângela Brick, agradeceu a presença da Setur/TurisRio no município e disse estar pronta para trabalhar em prol da região do Vale do Café.

- É uma honra receber a Secretaria de Estado de Turismo, o secretário Nilo Sergio, e sediar o Fórum Regional de Fortalecimento do Turismo em nosso município.

O evento aconteceu no Teatro Municipal Mariano Aranha e reuniu representantes das cidades do Vale do Café, do trade e da iniciativa privada. O objetivo do Fórum é ampliar a sintonia entre os setores público e privado para o desenvolvimento de projetos e ações de potencialização do turismo.

Durante o evento os participantes puderam conhecer um pouco mais do trabalho realizado pelos técnicos da TurisRio. Os diretores do órgão apresentaram alguns dos projetos desenvolvidos ao longo desta gestão, como por exemplo, o estágio de familiarização, programa de regionalização, ações de marketing em feiras nacionais e internacionais e o Cadastur. Ao final da apresentação foram tiradas dúvidas e também entregue aos representantes da região, que ainda não tinham recebido, o Manual de Apoio Técnico aos Secretários e Dirigente Municipais de Turismo do Estado do Rio de Janeiro. O material é uma forma da Secretaria Estadual de Turismo ajudar as cidades a organizar a atividade em suas cidades.

Durante a tarde, na segunda parte de evento, a equipe do Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro, fez a entrega das carteiras oficiais aos artesãos de Paraíba do Sul que realizaram o cadastro anteriormente. A Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro é, desde julho de 2016, responsável pelo gerenciamento do Programa.