Turismo na palma da mão
04/04/2018 - 15h32

Quissamã usa tecnologia digital para incrementar setor

Em Quissamã, cidade localizada na região da Costa do Sol, a tecnologia está se tornando uma importante aliada do turismo. O município promoveu um concurso para o desenvolvimento de um aplicativo com informações, incluindo roteiros de visitação e serviços. O vencedor será conhecido no próximo dia 13. Além disso, a secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo do município está instalando QR codes em diversos pontos turísticos.

Para Nilo Sergio Felix, secretário de estado de Turismo do Rio de Janeiro, as ações mostram que os gestores de Quissamã entendem a importância do turismo como fator de desenvolvimento e parabeniza a preocupação em facilitar a vida dos visitantes, oferecendo um meio rápido e prático de acesso às informações dos atrativos da cidade.

- Cada vez mais os turistas buscam formas de facilitar suas viagens. O celular é o companheiro de todos os passeios, não apenas para tirar fotos, mas também como ferramenta de informação. A estratégia usada pelos gestores de Quissamã é perfeita. O aplicativo e os QR codes darão agilidade e rapidez para que os visitantes conheçam a cidade.

Arnaldo Mattoso, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo de Quissamã, destaca que todas as informações serão obtidas pelos visitantes que apontarem as câmeras de seus celulares para os QRcodes.

- As pessoas podem obter informações dos locais que estão visitando de uma forma mais rápida e fácil. Já pelo aplicativo o turista terá, na palma da mão, todas as alternativas de onde ficar, onde comer e o que visitar.

Segundo a diretora da Divisão de Turismo, Alessandra China, para ter acesso ao conteúdo em um QR code, o interessado deve baixar o aplicativo para ler o código bidimensional.

- Os códigos estão linkados à página oficial da Prefeitura de Quissamã, onde os dados estão armazenados. É mais uma medida para estimular esse segmento tão importante. Estamos com um projeto-piloto em andamento. Adesivos com QR code já foram fixados no Monumento ao Negro, no Canal Campos-Macaé; no Museu Casa Quissamã; no Memorial Machadinha; no Centro Cultural Sobradinho; e no coreto da Matriz de Nossa Senhora do Desterro.

O concurso foi lançado em dezembro de 2017 e terá resultado divulgado no dia 13 de abril, durante evento no Instituto Federal Fluminense (IFF), parceiro na iniciativa. A premiação para os primeiros colocados é composta por notebooks e tablets.