Começa a quarta fase dos Fóruns Regionais de Fortalecimento do Turismo
28/03/2018 - 15h51

Evento aproxima gestores estaduais, municipais e iniciativa privada

A Costa Verde foi a primeira a receber, este ano, o Fórum Regional de Fortalecimento do Turismo do Estado do Rio de Janeiro. O evento, prestigiado por mais de 100 dirigentes do turismo da região, aconteceu em Angra dos Reis. Em sua quarta fase, o Fórum segue com sua premissa de criar uma interação entre o setor público e privado sobre os projetos e ações que estão sendo desenvolvidos para o segmento nos municípios do interior do Estado.

Nilo Sergio Felix, secretário de estado de Turismo do Rio de Janeiro, abriu o evento, falando sobre a importância desses encontros para criar ou acelerar projetos e ações que desenvolvam a atividade no interior fluminense. Ele destacou alguns projetos e ações como o calendário Rio de Janeiro a Janeiro, onde a Setur-RJ/ TurisRio, teve um papel importante, fazendo o contato com as cidades do interior para que elas participassem do projeto, inscrevendo seus eventos.

- Considero o Calendário uma conquista para o estado do Rio de Janeiro. O Governo Federal disponibilizou R$150 milhões, sendo R$50 milhões para a mídia e R$100 milhões para os eventos. Foram recebidos 678 projetos e aprovados 154, sendo 32 do interior do Estado. Isto é uma conquista. Angra dos Reis, por exemplo, mandou dez e quatro foram aprovados.

João Wills Peixoto, presidente da TurisAngra, lembrou que quem está na administração pública sabe das dificuldades.

- O turismo é um importante gerador de emprego e renda que em muito pode contribuir para o desenvolvimento das cidades do interior. Em Angra dos Reis estamos trabalhando em melhorias de equipamentos urbanos, em parceria com a iniciativa privada, ordenamento, que é fundamental para preservar as belezas naturais e criação de novas leis para fiscalizar serviços ilegais.

Durante o encontro, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer os projetos e ações da Setur-RJ/TurisRio que objetivam potencializar o turismo do Estado. Cesar Werneck, diretor de Planejamento e Projetos destacou a importância do “Estágio de Familiarização” e do “Manual de Apoio Técnico aos Secretários e Dirigentes de Turismo do Estado do Rio de Janeiro”. Sergio Mello, Diretor de Operações, falou sobre a importância do cadastro de prestadores de serviços turísticos, ressaltando o novo Cadastur 3.0, que trouxe mais facilidade para os profissionais se regulamentarem; regionalização; categorização e mapa do turismo brasileiro. A participação em feiras nacionais e internacionais e o projeto “Cidades Maravilhosas” foram alguns dos assuntos abordados por Luiz Garcia, diretor de Marketing.

Em seguida, representantes de diversas instituições e órgãos de importância para o desenvolvimento da atividade turística fizeram apresentações, deram sugestões e apresentaram ações de sucesso que podem ser repetidas em outras cidades. Participaram do Fórum da Costa Verde, representantes do Senac – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, Detro – Departamento de Transportes Rodoviárias do Estado do Rio de Janeiro, ABIH-RJ - Associação Hotéis do Rio de Janeiro e INEA – Instituto Estadual do Ambiente.

Na parte final do Fórum foram feitos diversos questionamentos para a diretoria da Setur-RJ/ TurisRio. Entre os assuntos abordados foi discutida a questão da fiscalização, ordenamento, revitalização do aeroporto de Angra dos Reis, transporte para a Ilha Grande, febre amarela e Plano Nacional de Turismo. Em seguida, foi entregue o Manual de Apoio Técnico aos Secretários e Dirigentes de Turismo do Estado do Rio de Janeiro aos gestores dos cinco municípios da Costa Verde.