Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Notícia  
Artesanato fluminense participa da Rio Artes Manuais
21/03/2018 - 12h40


Estande da Setur-RJ tem peças de 23 município do Estado

O movimento no Centro de Convenções SulAmérica foi grande esta manhã. A 12ª Rio Artes Manuais, importante feira do segmento, começou hoje e vai até domingo, dia 25/03. A secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro que, desde junho de 2016, gerencia o Programa de Artesanato Estadual, está presente no evento em um estande com mais de dois mil trabalhos de profissionais já cadastrados. Há peças de 23 municípios fluminenses.

Nilo Sergio Felix, secretário de estado de Turismo, e Sylvia Jane Crivella, Primeira Dama do município, participaram da solenidade de abertura. Durante a cerimônia o Secretário destacou a importância do artesanato dentro da cadeia do turismo.

- A ligação entre o turismo e o artesanato é muito forte. Quase todos os turistas, quando visitam novos destinos, levam uma recordação do local. É aí que os artesãos, que produzem peças que representam a cultura e as tradições das cidades onde residem, se destacam. Essa venda representa, além do reconhecimento de sua arte, uma oportunidade de contribuir para o aumento da renda familiar.

O secretário disse, ainda, que de acordo com dados do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - o artesanato envolve 8,5 milhões de pessoas, movimenta R$ 50 bilhões por ano e representa cerca de 3% do Produto Interno Bruto Nacional. São números significativos que confirmam a importância da atividade na economia brasileira.

Durante a Rio Artes Manuais, a Setur-RJ, através do Programa de Artesanato, estará, nos dias 22, 23 e 24 de março, cadastrando os artesãos do Estado. Foram destinadas 350 vagas por dia, com pré-inscrição realizada pelo site do Programa. As mil e cinquenta vagas já foram preenchidas. Entre os benefícios, o cadastramento dá direito à Carteira Nacional do Artesão, documento do Governo Federal que reconhece o artesanato como profissão.

A Feira, realizada pelas Lojas Caçula, é considerada a maior do Estado em capacitação artesanal, reunindo mais de 50 estandes das principais indústrias brasileiras do setor. São esperados mais de 20 mil pessoas que poderão aprender ou aprimorar seu trabalho em mais de 300 técnicas artesanais.




Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados