Rio de Janeiro tem bons resultados no novo Mapa do Turismo Brasileiro
19/02/2018 - 11h28

Mais três municípios do estado do Rio de Janeiro, Petrópolis, Macaé e Itatiaia, alcançaram o topo do ranking do turismo nacional. O novo Mapa do Turismo Brasileiro, produzido pelo Ministério do Turismo, alterou a categorização de diversos municípios. São usados como base dados como o crescimento do número de empregos e estabelecimentos de hospedagem e estimativas de fluxo de turistas domésticos e internacionais. O trabalho é importante para acompanhar o desempenho da economia do turismo e serve como balizador de políticas do setor e direcionamento de verbas federais.

A partir das variáveis de desempenho econômico, os municípios são divididos por letras, que vão de A a E. De acordo com a nova classificação, 189 cidades no Brasil subiram da categoria E para D, tornando-as aptas a receber recursos federais para promoção de eventos, por exemplo. Isso porque, segundo a portaria 39/2017 do MTur, somente municípios classificados entre A e D podem pleitear apoio a eventos geradores de fluxo turístico.

Nilo Sergio Felix, secretário de estado de Turismo do Rio de Janeiro, comemora o crescimento do segmento turístico, especialmente no Estado, onde onze municípios subiram no ranking do Ministério do Turismo.

- Petrópolis, Macaé e Itatiaia alcançaram o topo, atingindo a letra A, se juntando a Cabo Frio, Angra dos Reis, Paraty, Rio de Janeiro e Armação dos Búzios que já tinham essa classificação. Tivemos, ainda, mais oito municípios que subiram no ranking. O turismo no interior do estado do Rio de Janeiro está se fortalecendo muito através das iniciativas municipais e da promoção realizada pela nossa Secretaria em pontos de grande fluxo de turistas, como Píer Mauá e Pão de Açúcar, onde distribuímos nosso carro chefe de promoção, o Guia Rio+3, que apresenta destinos localizados a até três horas de distância da capital. Nosso objetivo é que o turista separe de um a dois dias de sua estadia para conhecer as cidades do interior.

A nova categorização em Petrópolis deve-se, principalmente, ao aumento do número de estabelecimentos de hospedagem formais, que passou de 91 para 94 e à geração de empregos que evoluiu de 968 para 1.047. Já em Macaé o destaque foi o fluxo doméstico que passou de 385.586, em 2014, para 486.356, em 2017. A número de empregos foi outro destaque. Mais de 700 foram criados no segmento turístico em relação a 2014. O número de estabelecimentos hoteleiros, que cresceu de 96 para 124, e o número empregos que evoluiu de 524 para 752 foram os destaques de Itatiaia.

Bom Jardim, Cantagalo, Carapebus, Engenheiro Paulo de Frontin, Guapimirim, Itaguaí, Paty do Alferes e Santo Antônio de Pádua foram as demais contempladas pelo MTur. O Secretário ressalta ainda que o trabalho da Setur-RJ em relação à formalização dos estabelecimentos turísticos no interior do Estado foi de fundamental importância para o resultado positivo na nova categorização.

- Trabalhamos, insistentemente, durante os fóruns de turismo que realizamos no interior, a importância de formalizar os estabelecimentos turísticos. O Ministério do Turismo usa como base, para a classificação, a rais, onde o número de meios de hospedagem e de empregos é apresentado. Dessa forma os municípios comprovam o seu crescimento no segmento turístico e conquistam melhores resultados no Mapa do Turismo Brasileiro.

Com a nova atualização é possível perceber que alguns municípios estão se estruturando e fortalecendo, naturalmente, a economia do turismo. A evolução nas categorias de municípios da mesma região revela o sucesso da estratégia de regionalização do turismo, adotada pelo MTur desde 2004 e fortalecida na gestão do Ministro do Turismo, Marx Beltrão. Inclusive coube a ele a decisão de atualizar o Mapa do Turismo a cada dois anos, para acompanhamento mais preciso do desenvolvimento do setor.