Representantes do turismo do Rio de Janeiro comemoram visto eletrônico
31/01/2018 - 16h38

Medida vai possibilitar o incremento no fluxo de turistas estrangeiros

Aumentar o fluxo de turistas estrangeiros para o Brasil. Com este objetivo foi lançado, esta manhã, em solenidade no Forte de Copacabana, comandada pelo deputado federal Otávio Leite em parceria com o secretário de estado de Turismo, Nilo Sergio Felix, o visto eletrônico para quatro países considerados importantes emissores de visitantes para o país. A partir de agora, todo o processo para retirar o visto pode ser feito de forma remota, website ou aplicativo de celular, com prazo de até 5 dias úteis para ser concedido, caso não haja nenhum impedimento.

Nilo Sergio Felix, secretário de estado de Turismo do Rio de Janeiro, comemorou a conquista e disse que há décadas trabalhava por essa facilitação da entrada de turistas estrangeiros no Brasil.

- O Rio de Janeiro tem muito o que comemorar. Trinta e quatro por cento dos 6 milhões de turistas que visitam o Brasil, passam pelo nosso Estado. A conquista do E-Visa vai, com certeza, representar um importante incremento de visitantes no nosso Estado. Nossa expectativa é dobrar o número de turistas para o nosso destino.

O deputado federal Otávio Leite, autor do requerimento do visto eletrônico na Câmara dos Deputados, destacou o esforço do Congresso, da iniciativa pública e privada para conseguir a flexibilização dos vistos.

- São 20 anos nesta luta para facilitar a entrada de turistas que querem conhecer o Brasil e essa iniciativa será um grande impulso para o turismo receptivo internacional. No ano passado, recebemos 570 mil americanos e nossa expectativa é dobrar esse número em dois anos.

Durante o evento o conselheiro da Divisão de Imigração do Itamaraty, Paulo Gustavo Lansen de Sant’ana, fez uma apresentação, mostrando a importância do visto eletrônico para o crescimento do turismo no Brasil.

- O visto é fruto da Lei nº 13.445 de 21 de novembro de 2017, referente às novas normas de imigração. O documento, agora concedido via eletrônica, permite a entrada de pessoas que desejem permanecer até 90 dias no país. Os países contemplados são Austrália, Canadá, Estados Unidos e Japão, responsáveis por 63,74% das solicitações de vistos para o Brasil.

Durante a apresentação da plataforma de solicitação do visto eletrônico, o conselheiro da Divisão de Imigração do Itamaraty, Paulo Gustavo Sant´ana, destacou que nos últimos 5 dias, quando o visto eletrônico entrou em vigor nos Estados Unidos, já foram registradas mais de três mil solicitações.

Para o Vice-Presidente da ABIH-RJ, José Domingo Bouzon, o incremento do fluxo de turistas estrangeiros é vital para o Brasil

- Nós temos o potencial de conquistar um destaque ainda maior no turismo internacional e agora conseguimos as ferramentas para isso. O incremento do fluxo de turistas estrangeiros é vital para o Brasil e, especialmente para o Rio de Janeiro, que tem a rede hoteleira mais moderna do país. A abertura vem em boa hora, quando o turismo protagoniza a retomada da economia carioca.

Sonia Chami, presidente do Rio Convention Bureau, destacou que, em 2016, os turistas americanos foram responsáveis por injetar na economia carioca cerca de US$ 248 milhões (dólares).

- Anualmente, a capital fluminense recebe, em média, 250 mil turistas dos Estados Unidos, que hoje ocupam a segunda posição no ranking dos principais mercados emissores internacionais, atrás apenas dos argentinos. Devemos lembrar que os americanos mantêm o quesito viagem em seu orçamento anual, sendo um dos que mais gastam e permanecem por mais tempo em seu destino de férias. Com a facilidade do visto eletrônico, a expectativa é aumentar em pelo menos 20% a entrada destes visitantes em nossa cidade e, por consequência, a receita deixada por eles.

A presidente da ABAV-RJ, Cristina Fritsch, ressaltou a força do turismo e a importância de facilitar a entrada de turistas estrangeiros no País.

- O turismo é o segmento que mais cresce no mundo e a implantação do visto eletrônico é uma ótima estratégia para atrairmos esse público. Para se ter uma ideia dos benefícios desta medida, no último mês foi registrado um aumento de 30% na solicitação de vistos pelos australianos. Temos que comemorar e agradecer ao Otávio Leite pelo incansável trabalho em prol do setor.

Participaram da solenidade representantes de todas as entidades de classe do turismo do Rio de Janeiro e os cônsules dos quatro países contemplados pelo E-Visa. As solicitações para a concessão do visto devem ser feitas pelo site www.vfsglobal.com/Brazil-eVisa, pelo endereço https://formulario-mre.serpro.gov.br ou pelo aplicativo.