Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Notícia  
Turismo rural em alta no Estado
22/11/2017 - 14h10


Três cidades entram na lista dos 21 destinos mais procurados para o segmento em todo o Brasil

Três municípios da região turística Vale do Café estão na lista dos 21 melhores destinos de turismo rural do Brasil. A pesquisa, feita pelo site americano de viagens Expedia, colocou Vassouras, Valença e Rio das Flores entre os destinos favoritos pelos turistas para passeios e hospedagem em cenários naturais, que promovem contato com a vegetação nativa, ar puro e a tranquilidade e acolhimento do interior.

Nilo Sergio Felix, secretário de estado de Turismo do Rio de janeiro, comemora mais uma menção das cidades do interior em pesquisa de uma das maiores agências de viagens online do mundo: Expedia Brasil.

- Sabemos que, cada vez mais, grande parte dos turistas escolhe seus destinos de viagens pela internet. As cidades do interior fluminense tem sido destaque em quase todas as pesquisas realizadas pela Expedia. Essa promoção, em um site conceituado, traz enorme retorno para as cidades citadas.

O Secretário lembra que o Vale do Café é constituído por 13 municípios e tem a sua história ligada ao Ciclo do Café (século XIX).

- A região é belíssima. Os visitantes fazem uma viagem pelo tempo ao conhecer a suntuosa arquitetura rural, composta por casarões, fazendas e senzalas do tempo dos Barões. O turismo rural é explorado em quase todas as localidades e atrai milhares de visitantes que querem aproveitar momentos ímpares de contato com a natureza, sendo em cavalgadas, acompanhando o dia a dia de uma fazenda, fazendo trilhas ou apenas descansando.

Além das inúmeras fazendas da região, há atrativos naturais pouco conhecidos. Entre eles merece destaque o Jardim Uaná Etê, localizado pertinho de Vassouras, em Sacra Família do Tinguá. O local tem características únicas com bosques, trilhas na floresta e vistas espetaculares. Com atrações interativas, entre elas o bosque dos sinos e o labirinto da música, único no mundo, cada local rende fotos incríveis, muito espaço para relaxamento, piquenique ou exercícios em grupo. Durante as férias de verão, funcionários públicos do estado tem entrada gratuita.

O Parque Estadual da Serra da Concórdia, localizado entre os municípios de Valença e Barra do Piraí, tem mais de 5 mil hectares de extensão e é um convite a passeios, caminhadas, escaladas e muitas outras atividades ao ar livre, usufruindo do melhor da Mata Atlântica, incluindo observação das diversas espécies de plantas e pássaros. O acesso é gratuito e as visitas, com guiamento, acontecem diariamente com agendamento prévio.

Uma das vantagens de visitar o campo é poder conhecer de perto a produção local. Em Rio das Flores é feita uma das mais premiadas cachaças artesanais do país, a Cachaça Werneck. Quem quiser aprender sobre todo o processo de produção da cachaça, da extração da garapa da cana até o engarrafamento, o alambique é aberto à visitação, sob agendamento. A visita é gratuita, mas precisa ser agendada com 2 dias de antecedência.

Para finalizar o passeio pela região é parada obrigatória uma ida à Florart, localizada em Manuel Duarte, distrito de Rio das Flores. Utilizando materiais naturais como a fibra de taboa, grãos e técnicas preservadas como o bordado e cerâmica, os artífices produzem peças que são presentes originais e autênticos e contam um pouco sobre a cultura e a história do Vale do Café.




Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados